Aparência da xícara influencia sabor do café

Estudo liga tamanho e aparência da xícara à percepção de elementos como doçura e amargor do café

Tamanho da xícara muda sabor do café

Se você é dono de cafeteria ou ama muito a bebida, já deve ter notado isso. Algumas vezes o sabor de um café que você já se acostumou a tomar muda “misteriosamente” quando você troca de xícara.

Um estudo que será publicado na edição de março da Food Quality and Preference provou que o tamanho e a grossura da xícara alteram a percepção do sabor da bebida.

A pesquisa foi realizada com 300 voluntários. Participaram do estudo cidadãos chineses, colombianos e britânicos. Os pesquisadores pediram que eles classificassem várias xícaras de café de acordo com aroma, amargor, intensidade, temperatura, nível de cafeína, doçura e outras características.

O que eles descobriram foi que as pessoas julgam a bebida pela aparência da xícara. Ou seja: recipientes com diâmetros maiores fazem com que elas acreditem que o café será mais doce. Já xícaras menores fazem com que as pessoas esperem cafés mais fortes e intensos.

O estudo mostra que os consumidores são altamente influenciados por aspectos visuais e que as cafeterias podem tirar vantagem de certos padrões de consumo. Basicamente, o barista pode ajudar o cliente a perceber sabores do grão servindo o café em xícaras diferentes. Ou seja, se você serve um café com doçura natural, invista em recipientes maiores. Espressos encorpados podem ser servidos em xícaras menores e compactas.

Sobre a Food Quality and Preference

A Food Quality and Preference é uma publicação especializada em pesquisas sobre preferências de consumo sensoriais ligadas a alimentos. A revista publica estudos sobre motivações do consumidor, escolha de alimentos ligada a fatores culturais e percepção das características dos alimentos de acordo com diferenças culturais e geográficas.

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Wilame Vallantin

Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.

Você também pode gostar...