Se você é dono de cafeteria ou ama muito a bebida, já deve ter notado isso. Algumas vezes o sabor de um café que você já se acostumou a tomar muda “misteriosamente” quando você troca de xícara.
Um estudo que será publicado na edição de março da Food Quality and Preference provou que o tamanho e a grossura da xícara alteram a percepção do sabor da bebida.
A pesquisa foi realizada com 300 voluntários. Participaram do estudo cidadãos chineses, colombianos e britânicos. Os pesquisadores pediram que eles classificassem várias xícaras de café de acordo com aroma, amargor, intensidade, temperatura, nível de cafeína, doçura e outras características.
O que eles descobriram foi que as pessoas julgam a bebida pela aparência da xícara. Ou seja: recipientes com diâmetros maiores fazem com que elas acreditem que o café será mais doce. Já xícaras menores fazem com que as pessoas esperem cafés mais fortes e intensos.
O estudo mostra que os consumidores são altamente influenciados por aspectos visuais e que as cafeterias podem tirar vantagem de certos padrões de consumo. Basicamente, o barista pode ajudar o cliente a perceber sabores do grão servindo o café em xícaras diferentes. Ou seja, se você serve um café com doçura natural, invista em recipientes maiores. Espressos encorpados podem ser servidos em xícaras menores e compactas.
Sobre a Food Quality and Preference
A Food Quality and Preference é uma publicação especializada em pesquisas sobre preferências de consumo sensoriais ligadas a alimentos. A revista publica estudos sobre motivações do consumidor, escolha de alimentos ligada a fatores culturais e percepção das características dos alimentos de acordo com diferenças culturais e geográficas.
Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.