Você recicla as cápsulas de café?

Nescafé Dolce Gusto e Pão de Açúcar anunciam parceria para coleta de cápsulas de café em supermercados do país

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Boa parte dos envoltórios de café amplamente utilizados em todo o mundo é descartada de forma imprudente em aterros sanitários. Na tentativa de amenizar esse problema, Nescafé Dolce Gusto e Pão de Açúcar anunciam parceria para coleta dessas cápsulas em supermercados do país.

As cafeteiras especiais – e, com elas, as cápsulas individuais de café de todos os tipos e sabores – caíram nas graças do brasileiro e estão cada vez mais presentes nas casas e escritórios do país a fora.

E onde vão parar as inúmeras cápsulas utilizadas?

Cápsulas de café: Reciclagem

O que fazer com as cápsulas utilizadas?

Pensando nisso, a Nescafé Dolce Gusto e a rede de supermercados Pão de Açúcar fizeram uma parceria para espalhar pelo país pontos de coleta do material. Durante a fase inicial do projeto, cinco lojas receberão as urnas para depósito das cápsulas: uma em Curitiba, três na cidade de São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

As cápsulas recolhidas nos pontos de coleta passarão por um processo de reciclagem, evitando assim o descarte incorreto no meio ambiente e permitindo que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos, dentro do conceito de economia circular.

Dessa maneira, as cápsulas passarão por um processo de extrusão e serão transformadas em uma resina plástica, que poderá ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

Sustentabilidade

A proposta da Dolce Gusto é que o conceito de sustentabilidade esteja em toda a cadeia. Por isso, em sua nova fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), a companhia utiliza o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água.

Neste modelo de operação, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a água utilizada na fábrica é proveniente de reuso e tem como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de leite condensado, localizada no mesmo terreno.

Os resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.

Onde reciclar

Além do Pão de Açúcar, a coleta também está disponível nas seguintes lojas de São Paulo: Home&Cook Itaim Bibi, Home&Cook Itupeva, Home&Cook Mooca e Home&Cook São Bernardo do Campo.

Já no Pão de Açúcar, os pontos de coleta são os seguintes:

Curitiba

  • Rua Coronel Dulcidio, 915 – Batel

São Paulo

  • Av.Brig.Luis Antonio, 3126 – Jd.Paulista
  • R. Prof. Serafim Orlandi, 299 – Vila Mariana
  • R.Dr.Altino Arantes, 268 – Vila Clementino

Rio de Janeiro

  • Rua José Linhares, nº 245 – Leblon

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.