Você recicla as cápsulas de café?

Nescafé Dolce Gusto e Pão de Açúcar anunciam parceria para coleta de cápsulas de café em supermercados do país

Boa parte dos envoltórios de café amplamente utilizados em todo o mundo é descartada de forma imprudente em aterros sanitários. Na tentativa de amenizar esse problema, Nescafé Dolce Gusto e Pão de Açúcar anunciam parceria para coleta dessas cápsulas em supermercados do país.

As cafeteiras especiais – e, com elas, as cápsulas individuais de café de todos os tipos e sabores – caíram nas graças do brasileiro e estão cada vez mais presentes nas casas e escritórios do país a fora.

E onde vão parar as inúmeras cápsulas utilizadas?

Cápsulas de café: Reciclagem

O que fazer com as cápsulas utilizadas?

Pensando nisso, a Nescafé Dolce Gusto e a rede de supermercados Pão de Açúcar fizeram uma parceria para espalhar pelo país pontos de coleta do material. Durante a fase inicial do projeto, cinco lojas receberão as urnas para depósito das cápsulas: uma em Curitiba, três na cidade de São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

As cápsulas recolhidas nos pontos de coleta passarão por um processo de reciclagem, evitando assim o descarte incorreto no meio ambiente e permitindo que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos, dentro do conceito de economia circular.

Dessa maneira, as cápsulas passarão por um processo de extrusão e serão transformadas em uma resina plástica, que poderá ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

Sustentabilidade

A proposta da Dolce Gusto é que o conceito de sustentabilidade esteja em toda a cadeia. Por isso, em sua nova fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), a companhia utiliza o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água.

Neste modelo de operação, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a água utilizada na fábrica é proveniente de reuso e tem como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de leite condensado, localizada no mesmo terreno.

Os resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.

Onde reciclar

Além do Pão de Açúcar, a coleta também está disponível nas seguintes lojas de São Paulo: Home&Cook Itaim Bibi, Home&Cook Itupeva, Home&Cook Mooca e Home&Cook São Bernardo do Campo.

Já no Pão de Açúcar, os pontos de coleta são os seguintes:

Curitiba

  • Rua Coronel Dulcidio, 915 – Batel

São Paulo

  • Av.Brig.Luis Antonio, 3126 – Jd.Paulista
  • R. Prof. Serafim Orlandi, 299 – Vila Mariana
  • R.Dr.Altino Arantes, 268 – Vila Clementino

Rio de Janeiro

  • Rua José Linhares, nº 245 – Leblon

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.