Tutorial: desenvolvendo o perfil de torra

Vídeo mostra passo-a-passo do desenvolvimento de um perfil de torra

Tutorial mostra desenvolvimento de perfil de torraQuando eu ainda estava na escola, uma das minhas matérias preferidas era a de química. Talvez seja por isso que eu ame tanto o processo de torra do café.

A torra é uma daquelas técnicas mágicas, capazes de “acordar” o grão verde e transformar seus elementos químicos. Sem ela, o café seria só mais um fruto. E sua semente, algo sem gosto ou aroma.

A definição de um perfil de torra do café vai muito além de decidir se o grão deve ficar claro, médio ou escuro. O desenvolvimento do perfil de torra é uma espécie de assinatura do artesão.

Isso sem falar que cada grão pede um perfil diferente e adequado às suas características. Aquele que vai ajudar a revelar todo o seu potencial.

Na torra, tudo é importante: calor, tempo, pressão e a capacidade de repetir o mesmo processo sempre que necessário, do mesmo jeito.

No vídeo abaixo, postado por Neil Wilson (N3Roaster) em 2012, você encontra um passo-a-passo de como desenvolver um perfil de torra. A gente aproveita para compartilhar esse pequeno tutorial com você.

Ah, no canal dele no YouTube, é possível ver outros perfis direcionados para diferentes origens. Vale a pena dar uma olhada.

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.