Provamos o Café Santa Clara Mogiana Paulista

Café do grupo 3 Corações tem forte aroma floral, acidez pronunciada e sabor bem interessante

21

Café Santa Clara Mogiana Paulista

Essa semana recebemos três produtos da Santa Clara para provar. Os cafés – torrados e moídos – vieram do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e da Mogiana Paulista. Vamos falar sobre esse último?

Quem acompanha o Guia do Café sabe que não somos muito fãs de cafés já moídos. Apesar de todos os cuidados das marcas com as embalagens, muitos cafés acabam oxidando um pouco e a degustação fica prejudicada. Mas nos surpreendemos com esse produto específico da Santa Clara.

Para quem não conhece, a marca Santa Clara pertence ao grupo 3 Corações, mas originalmente, ela foi criada em 1959 na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte. A marca trabalha com várias linhas de café, incluindo cafés solúveis. Nesse caso, testamos um produto da linha Reserva da Família.

Mogiana Paulista

Degustamos o café Mogiana Paulista filtrado. O que mais chamou a atenção no produto foi o intenso aroma de mel e flores. Para quem curte cafés mais florais, ele não decepciona.

O café também tem bastante corpo e acidez pronunciada. Porém, ele tem um leve amargor de fundo, o que pode incomodar na experiência da degustação. O Mogiana Paulista surpreende também pela textura aveludada e pela leve doçura.

De acordo com a marca, a doçura é mais pronunciada que a acidez, mas achamos o contrário. Pelo menos na nossa xícara, a acidez esteve bem mais presente durante toda a degustação (e o delicioso aroma de mel também). No quesito adstringência, ela é bem fraca.

Achamos que a experiência valeu bem a pena. No geral, o café é bem interessante: tem presença marcante, é agradável e peca apenas pelo amargor de fundo.

Sobre a região

A Mogiana Paulista está localizada no interior do estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. Ela é uma grande produtora de café Arábica e se destaca pelo cultivo de grãos que produzem bebidas mais moles, com pouca adstringência e mais doçura.

Os grãos são cultivados a uma temperatura média de 20°C, a uma altitude média de 1000 metros acima do mar.

21

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.