Receita de Irish Coffee

Receita inventada em 1940 ainda serve para esquentar durante dias frios.

[kkstarratings]

Receita de irish coffee

O Irish Coffee (Café Irlandês) é uma receita à base de uísque servida tradicionalmente com chantilly. Ao passar pelo creme, o café se resfria e ganha corpo, resultando em uma bebida cremosa.

A história desta receita possui várias versões: uma delas liga o café aos pubs irlandeses de São Francisco, nos Estados Unidos. Outra história conta que a receita foi inventada por aviadores irlandeses que a bebiam durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas a verdade é bem diferente.

A versão mais aceita é a de que ela foi criada no porto de Foynes pelo chef Joseph Sheridan na década de 1940 e era servida aos passageiros que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo (ou 15 ml de xarope de cana-de-açúcar ou de açúcar líquido)
  • 10 ml de chantilly
  • 50 ml de café (se possível, preparado na prensa francesa)
  • 20 ml de uísque

Preparação do Irish Coffee

  • Em uma pequena panela, esquente o uísque com o açúcar em fogo baixo. Não deixe a mistura ferver.
  • Prepare o café e derrame-o sobre a mistura de uísque e açúcar, mexendo levemente.
  • Coloque o café em uma taça grande morna (para esquentar a taça, você pode coloca-la sob água morna durante alguns segundos).
  • Cubra a mistura com o chantilly. Use uma colher para que o creme seja colocado delicadamente e flutue acima do café, sem misturar-se.

Você pode usar chantilly pronto para fazer o creme, mas é melhor fazê-lo na hora.

Como harmonizar o Irish Coffee

O uísque, assim como o vinho, é uma bebida que vai bem com uma infinidade de alimentos. No caso do irish coffee, tente harmoniza-lo com pratos doces à base de uva passa, figo, gengibre, caramelo, erva-doce, baunilha ou canela. O uísque também cai muito bem com chocolates, amêndoas, nozes e frutas cítricas.

Rendimento: 1 pessoa.

RelatedPost

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Wilame Vallantin

Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.

Você também pode gostar...