A qualidade da água na preparação do café gourmet

Prepare seu café com água filtrada ou mineral e tome cuidado com a temperatura para não queimar o café

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Você sabia que a qualidade da água que você usa para preparar o seu café, assim como a sua temperatura, podem alterar o sabor final da bebida?

A qualidade do grão, sua origem, a quantidade de defeitos, tudo isso pode ser colocado a perder se a água que você utiliza não for apropriada. No caso da água, dois aspectos devem ser observados: a qualidade e a temperatura.

A importância da água na preparação do café gourmet

A qualidade da água é influenciada pela quantidade de produtos químicos usados durante o tratamento (como o flúor ou o cloro) e também pela concentração de minerais. Além disso, uma água muito calcária pode danificar o mecanismo de algumas máquinas de extração de café.

Quem utiliza essas máquinas deve ficar atento ao momento de realizar a chamada “descalcificação” do aparelho e utilizar somente os produtos químicos indicados pelo fabricante da máquina.

Qualidade da água altera sabor final

O ideal é utilizar água filtrada ou água mineral na preparação do café gourmet para evitar que o sabor da água interfira no gosto final da bebida. A água ideal para se preparar o café especial tem pH levemente ácido e baixa concentração de minerais como o cálcio e o sódio, além do flúor e do cloro.

As águas minerais, normalmente, indicam a concentração de cada um dos minerais presentes. Duas marcas de água interessantes para se preparar o café são a Voss e a Versant.

A importância da temperatura

Outro fator importante é a temperatura da água: ela não deve estar entre 90°C e 96°C, ou seja, não deixe a água ferver por muito tempo antes de preparar o seu café. A fervura em excesso pode queimar o café, alterando o sabor.

Outro ponto importante é o tempo entre a preparação do café e o momento em que ele será tomado. Não “requente” o café e nem espere muito tempo até tomar a bebida, já que ela pode oxidar e perder o sabor.

Para apreciar o seu café gourmet especial ao máximo, siga os seguintes conselhos:

  • Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o seu café gourmet
  • A água mineral pode alterar o corpo e o sabor do café
  • Caso você prefira o café filtrado, lave o coador apenas com água e não use sabão ou outros produtos químicos
  • Descalcifique a sua máquina sempre que o café começar a apresentar um sabor estranho ou segundo recomendação do fabricante
  • Utilize água entre 90°C e 96°C para não queimar o café.
  • Use apenas água para preparar o café: não reutilize a bebida que sobrou para fazer mais café mais tarde

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

1 comentário

  1. Ricardo disse:

    O q vcs acham da Acqua Panna? Eh uma água boa para fazer café?