A qualidade da água na preparação do café gourmet

Prepare seu café com água filtrada ou mineral e tome cuidado com a temperatura para não queimar o café

Você sabia que a qualidade da água que você usa para preparar o seu café, assim como a sua temperatura, podem alterar o sabor final da bebida?

A qualidade do grão, sua origem, a quantidade de defeitos, tudo isso pode ser colocado a perder se a água que você utiliza não for apropriada. No caso da água, dois aspectos devem ser observados: a qualidade e a temperatura.

A importância da água na preparação do café gourmet

A qualidade da água é influenciada pela quantidade de produtos químicos usados durante o tratamento (como o flúor ou o cloro) e também pela concentração de minerais. Além disso, uma água muito calcária pode danificar o mecanismo de algumas máquinas de extração de café.

Quem utiliza essas máquinas deve ficar atento ao momento de realizar a chamada “descalcificação” do aparelho e utilizar somente os produtos químicos indicados pelo fabricante da máquina.

Qualidade da água altera sabor final

O ideal é utilizar água filtrada ou água mineral na preparação do café gourmet para evitar que o sabor da água interfira no gosto final da bebida. A água ideal para se preparar o café especial tem pH levemente ácido e baixa concentração de minerais como o cálcio e o sódio, além do flúor e do cloro.

As águas minerais, normalmente, indicam a concentração de cada um dos minerais presentes. Duas marcas de água interessantes para se preparar o café são a Voss e a Versant.

A importância da temperatura

Outro fator importante é a temperatura da água: ela deve estar entre 90°C e 96°C, ou seja, não deixe a água ferver por muito tempo antes de preparar o seu café. A fervura em excesso pode queimar o café, alterando o sabor.

Outro ponto importante é o tempo entre a preparação do café e o momento em que ele será tomado. Não “requente” o café e nem espere muito tempo até tomar a bebida, já que ela pode oxidar e perder o sabor.

Para apreciar o seu café gourmet especial ao máximo, siga os seguintes conselhos:

  • Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o seu café gourmet
  • A água mineral pode alterar o corpo e o sabor do café
  • Caso você prefira o café filtrado, lave o coador apenas com água e não use sabão ou outros produtos químicos
  • Descalcifique a sua máquina sempre que o café começar a apresentar um sabor estranho ou segundo recomendação do fabricante
  • Utilize água entre 90°C e 96°C para não queimar o café.
  • Use apenas água para preparar o café: não reutilize a bebida que sobrou para fazer mais café mais tarde

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

1 comentário

  1. Ricardo disse:

    O q vcs acham da Acqua Panna? Eh uma água boa para fazer café?