Orfeu quer lançar café para AeroPress

Orfeu investe em expansão e divulgação da marca a fim de acelerar o acesso do brasileiro aos cafés especiais

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Flávia Lima
Seguir

Flávia Lima

Editor em Guia do Café
Flávia é jornalista e escreve para publicações técnicas na área de energia elétrica. O café sempre foi um aliado da profissão. Recentemente, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.
Flávia Lima
Seguir

Já reconhecido entre os apreciadores de cafés especiais, o Café Orfeu está investindo em expansão e divulgação da marca com o intuito de levar ao brasileiro um dos melhores cafés do mundo.

A nova fase de investimentos inclui aportes em maquinários, tecnologia, treinamento de profissionais, além de novas estratégias de comunicação e negócios.

Produção e torrefação

O Café Orfeu é produzido em lavouras próprias, nas Fazendas Sertãozinho, em Minas Gerais. Produzido artesanalmente, o café trabalha apenas com colheita manual e grãos 100% arábica.

O café é estendido nos terreiros e revolvido, pelo menos, 15 vezes até atingir apenas 11% de umidade. Em seguida, são avaliados critérios como doçura natural, aroma, corpo e acidez.

Antes da torrefação, os grãos são selecionados e passam por diferentes etapas de beneficiamento (por tamanho, peso e cor) para diminuir a incidência de grãos defeituosos.

De acordo com a empresa, este tratamento garante que sejam mantidas as características especiais de sabor e aromas que compõem o café. ALém disso, o café é embalado na própria fazenda para evitar a oxidação do produto.

As cápsulas, compatíveis com o sistema Nespresso®, também são fabricadas dentro da fazenda.

Cafés especiais para o brasileiro

Atualmente, cerca de 90% da produção dos cafés especiais produzidos nas Fazendas Sertãozinho é exportada para diversos países, como Japão, Estados Unidos, França, Itália e Suíça. Mas a proposta da empresa é reverter esta situação.

“Nossa meta é, em cinco anos, reverter este quadro e concentrar a maior parte da produção no mercado nacional, possibilitando ao brasileiro tomar o melhor café que o nosso país produz”, afirma a diretora geral de Orfeu, Amanda Capucho.

Para isso, a companhia vem investindo forte em ferramentas de marketing (especialmente as digitais) e criando novos produtos e acessórios para complementar a experiência com o café.

“Fechamos parcerias estratégicas de distribuição dos nossos produtos com grandes supermercados e estabelecimentos selecionados, com o objetivo de chegar a mais de 500 pontos de venda até 2017”, complementa Amanda.

Novos blends

cafe_orfeu

Parte da estratégia de relançamento da marca é o lançamento de dois novos blends. O intenso, com torra escura de perfil italiano, e o Orgânico, que elimina do processo de produção os adubos químicos e os defensivos agrícolas.

Além disso, também serão incluídas novas versões no portfólio, como embalagens de 250g de grãos torrado e moído e com granulometria específica para diferentes métodos, como French Press e AeroPress.

Certificação

O Café Orfeu é certificado pela BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association, que o classifica na categoria de Cafés Especiais. Além disso, já conquistou importantes prêmios, como quatro vezes o “Cup of Excellence”, duas vezes o “Coffee of the Year” e o primeiro lugar no “Late Harvestm”, na Suíça.

Blends disponíveis

O Orfeu trabalha com cinco blends:

Intenso

Aroma intenso com notas de frutas secas, como uva passa e ameixa. Trata-se de um café com residual longo, encorpado, acidez baixa e doçura alta. É produzido com grãos Arábica da variedade Catuaí Vermelho, cultivados a 1.240 metros de altitude.
Disponível em grãos, torrado e moído ou em cápsulas.

Clássico

Aroma complexo com notas florais, frutadas e de caramelo. Café com sabor persistente, acidez equilibrada e livre de adstringência. Produzido com grãos Arábica das variedades Bourbon Amarelo e Catuaí e cultivados de 1.100 a 1.400 metros de altitude no sul de Minas Gerais.
Disponível em grãos, torrado e moído, cápsulas ou sachês.

Suave

De final delicado, com sabor agradável e livre de adstringências, Orfeu Suave é um café de corpo baixo e acidez acentuada. Cultivado a 1400 metros de altitude no Vale da Grama, região do Estado de São Paulo.
Disponível em grãos, torrado e moído ou em cápsulas.

Descafeinado

Café encorpado, aroma suave, baixa acidez e notas de chocolate. Utiliza Swiss Water como método de extração de cafeína. É cultivado em montanhas ao sul de Poços de Caldas (MG).
Disponível em grãos, torrado e moído ou em cápsulas.

Orgânico

Bebida equilibrada, acidez média com alta doçura e notas de chocolate e caramelo. É produzido com grãos 100% Arábica da variedade Arara e cultivados a 1.300 metros de altitude, no sul de Minas Gerais. A certificação de café orgânico comprova a não utilização de adubos químicos e defensivos agrícolas na produção deste blend.
Disponível em grãos, torrado e moído ou em cápsulas.

Clique aqui para comprar o Café Orfeu.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.