O que é um café gourmet e um café especial

Entenda os critérios que definem um café gourmet

31

Café e grãos - o que é um café gourmetO chamado café gourmet é um café de alta qualidade, com alta concentração de arábica, com poucos defeitos e com aroma, sabor, corpo, e acidez específicos. No Brasil, um dos programas que identifica os cafés com qualidade gourmet é o Programa de Qualidade do Café (PQC) da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

O consumo de cafés especiais só cresce no Brasil, país mundialmente conhecido pela qualidade dos grãos. No caso da indústria gourmet, o crescimento era de 15% no ano de 2015, contra 3% dos cafés chamados tradicionais. O número era uma estimativa da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Mas será que todos os cafés que se intitulam de alta qualidade realmente o são?

Os critérios de classificação

Para ser considerado gourmet, um café precisa seguir alguns critérios de qualidade. A Brazil Specialty Coffee Association considera, por exemplo, a origem do grão, a quantidade de arábica no blend, o tamanho da peneira, a quantidade de defeitos presentes, o uso de fertilzantes orgânicos, a forma como as pragas são controladas e a preservação ambiental da área de plantio.

Porém, um dos pontos mais importantes é a presença de grãos defeituosos no blend, como os pretos, verdes, ardidos e fermentados.

O tamanho da peneira também é importante na hora de definir o que é um café gourmet. A paneira é um instrumento utilizado para separar grãos muito pequenos ou com defeitos. Existem vários tamanhos de peneiras. Para ser considerado um café especial, ele deve ser classificado com peneira maior que 16.

Para avaliar um café, a BSCA utiliza amostras de 300 gramas que são usadas para determinar a qualidade do grão.

O café é, então, agrupado por quantidade de defeitos: quanto menor o tipo, maior a qualidade da amostra.

TipoDefeitos no café
24
312
426
546
686
7160
8360

Existem muitos outros critérios na hora de avaliar a qualidade do grão, incluindo a cor do grão e a prova de degustação, feita por degustadores treinados que verificam as qualidades sensoriais do café. O processo de torrefação também conta na hora de determinar a qualidade do café.

A origem do grão

O café gourmet também pode ser avaliado pelo local onde ele foi produzido. Existem fazendas de café que recebem prêmios pela qualidade dos grãos produzidos, principalmente pelas plantas e qualidade do solo, além de possuírem um clima específico. Nesses casos, o tipo de solo e a temperatura do local influenciam muito a qualidade final da bebida. Minas Gerais, por exemplo, possui cafés de excelente qualidade, com atribuição de origem.

Café gourmet vs. orgânico

O café gourmet não deve ser confundido com o orgânico. O café orgânico diz respeito à uma forma de produção específica, sem uso de agrotóxicos. Por isso, não se pode dizer que todos os cafés orgânicos são gourmets.

Saiba, agora, como escolher um bom café.

Crédito da imagem: Freedigitalphotos.net

31

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.