Dicas de como escolher a prensa francesa

Em cerâmica, vidro e plástico, os modelos de french press se diversificaram. Saiba como escolher a sua.

121

Não faz muito tempo, as únicas opções para se tomar café em casa se resumiam ao coador ou ao café instantâneo. O cenário mudou e outros aparelhos invadiram as casas dos brasileiros, como as cafeteiras elétricas.

Entretanto, um novo personagem vem fazendo a alegria dos amantes de café por ser compacto e relativamente fácil de usar. Hoje, vamos falar sobre como escolher a prensa francesa certa para você.

A prensa francesa é uma cafeteira manual que dispensa o uso de filtro de papel. Ela consiste em um êmbolo preso a um coador de metal. Quando pressionado, ele separa a água do pó do café. Por dispensar o uso do filtro descartável, o método é mais ecológico e gera menos resíduos.


Antigamente, a french press era feita basicamente de vidro ou de plástico, mas outras opções como os aparelhos em porcelana começaram a surgir. Existem ainda os modelos em aço inoxidável e mesmo as “eletrônicas”, como a kitchenAid Precision.

Qual é o aparelho certo para mim?

Depende muito do seu uso. Junto com a diversidade de materiais, a prensa francesa também é vendida a preços bem diferentes. Você consegue achar aparelhos que vão de R$ 50 até R$ 500.

Na verdade, o preço ou o material acabam sendo detalhes que complementam a french press, mas não são os pontos mais importantes. Um café coado em uma cafeteira de metal ou de plástico terá pouca diferença de sabor. O importante mesmo é verificar o quão firme é o filtro em relação ao recipiente. Ou seja: o pistão da prensa francesa deve apresentar certa resistência quando é pressionado.

Outros critérios que podem ser observados são:

  • A quantidade de café que será feita por vez
  • O aspecto visual da cafeteira
  • A resistência do material
  • O tempo que você leva para tomar o café (escolha modelos que retêm o calor por mais tempo)
  • O preço do produto

Então como eu devo escolher a prensa francesa?

Depois de verificar que o êmbolo é firme, você pode começar a analisar os pontos citados acima.

Comece verificando a resistência do material. Se você usa frequentemente o aparelho, dê preferência ao aço inoxidável, à porcelana ou ao vidro.

Uma opção interessante – mas vendidas apenas lá fora – é a GSI Outdoors Java Press Coffee Maker. Ela vem com uma proteção em EVA e também é capaz de manter o café aquecido, já que tem parede dupla. Ela pode ser comprada no site da Amazon.

Como escolher a Prensa Francesa - GSI Outdoors Java

Esse também é um critério a importante a ser observado: como o café será servido depois? A cafeteira acima é prática porque mantém o calor da bebida. Ela é ideal para quem gosta de tomar o café com calma e demora um pouco para tomar toda a bebida. Por ser resistente, seu uso é indicado para acampamentos e viagens.

Falando em viagem, se você usa a cafeteira enquanto viaja ou costuma transportar o aparelho com frequência, o aço inoxidável e o plástico também são boas escolhas. Evite o vidro para ficar livre de acidentes.

Cafeteira para quem gosta de quantidade

Mas se você gosta de quantidade, o modelo da Bialetti faz até 1 Litro da bebida de uma só vez.

 Como escolher a Prensa Francesa - Bialetti French Press Preziosa

Agora, se a sua preocupação for com a aparência do produto, as opções em vidro e em cerâmica são as mais “charmosas”. A cafeteira da Le Creuset é feita em cerâmica stoneware e aço inox e tem acabamento em esmalte.

 Como escolher a Prensa Francesa - Le Creuset Branca

Já o modelo – de vidro – da Tramontina tem estilo clean, com linhas simples.

 Como escolher a Prensa Francesa - Tramontina

Viu só? Escolher uma prensa francesa não é tão difícil. É até mais fácil do que investir em uma cafeteira elétrica nova. Se você já escolheu o seu modelo de french press preferido, conte pra gente qual foi a marca e a razão da sua escolha.

121

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.