Criança pode tomar café?

Existe pouco consenso sobre o assunto, mas cientistas começam a descobrir que café pode até fazer bem.

Um dos maiores mitos a respeito da cafeína é a de que ela apenas atrapalharia o desenvolvimento da criança. Na verdade, criança pode tomar café sim, mas se ela for muito pequena, só alguns goles.

Em alguns casos, o consumo de cafeína pode ser benéfico. Essa é a situação de crianças entre 2 e 6 anos de idade. Nessa fase, a maioria dos pediatras acredita que o café é só para experimentar. Elas podem provar do café dos pais sem problemas.

A partir dos 6 anos, a criança já pode tomar a bebida com moderação. Como a cafeína é uma substância estimulante, é recomendável que crianças a partir dessa idade tomem pouco café. Alguns pediatras recomendam uma xícara no máximo, enquanto outros acreditam que 2 xícaras seriam o ideal.

O problema é que não existe consenso sobre qual a quantidade máxima de café que pode ser consumido pelos pequenos. Por isso, a dica é evitar o exagero.

Café faz bem para a criança?

O café é uma bebida rica em antioxidantes, minerais e outras substâncias. Uma xícara pode até fazer bem para o seu filho. Mas não exagere: prefira o café diluído em leite, por exemplo.

O consumo diário de café pode trazer benefícios para a saúde dos pequenos, já que reduz a incidência da asma e pode prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2 e de cálculos biliares. O café também pode ser um aliado contra as doenças do fígado e proteger o órgão.

Beba com moderação

Altas doses de cafeína para crianças podem deixá-las mais irritadas e atrapalhar a absorção de certos elementos, entre eles o ferro. Um outro efeito colateral da cafeína é a insônia. Assim como os adultos, é preferível que as crianças tomem café pela manhã ou tarde para não atrapalhar a noite de sono.

Ah, tente cultivar em seu filho desde pequeno a preferência por bebidas mais naturais e menos adoçadas. Eliminando o açúcar do café, você reduz o risco de cáries, obesidade e outros problemas relacionados ao consumo de Açúcar refinado.

E antes que a gente esqueça: feliz dia das crianças!

Criança pode tomar café?

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.