Como preparar um café coado de qualidade

Descubra os aspectos que interferem na preparação de um bom café coado

22

Como fazer um café coado perfeito

Preparar um bom café é uma arte que passa por várias etapas. E o mesmo vale para o bom e velho café coado. Se antigamente era difícil preparar um café coado de qualidade pela falta de oferta de bons grãos, hoje em dia a situação não é mais a mesma, já que várias marcas colocam à disposição bons cafés nas prateleiras dos supermercados.

Se você gosta de tomar o seu café sentindo todo o sabor e aroma que ele pode oferecer, então fique atento às dicas de preparação do café coado.

Escolha um bom café

Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza de que o grão tem boa qualidade. Para isso, comece aprendendo mais sobre os métodos de cultivo, torra, moagem, origem do café e composição (quantidade de Arábica ou Robusta). Além disso, cada café tem um tipo de preparo indicado, portanto, escolha os próprios para café coado. Preste atenção também à integridade da embalagem: verifique amassos, rasgos e furos. Estes últimos podem fazer o café oxidar e perder seu aroma e sabor.

Descarte o pó velho

O café moído oxida rapidamente. No processo de oxidação, ele perde aroma e sabor. Por isso, o pó de café não pode ser guardado por muito tempo. Ou seja, se você utilizar café já moído, não o guarde durante várias semanas. Prefira comprar o café em pequenas quantidades ou compre o grão e faça a moagem em casa.

Compre seu café em locais de confiança

Você sabia que o café tem alta capacidade de absorver odores do local onde foi armazenado e que ele é um produto muito sensível? Por isso é importante ter confiança absoluta no estabelecimento comercial que vende o seu café favorito. Além de garantir a qualidade do produto, locais especializados em café possuem funcionários que podem fornecer mais informações sobre a bebida e a melhor maneira de prepara-la.

Preparando o café coado

Comece esquentando a água que será utilizada na preparação. Prefira água filtrada ou mineral para não interferir no sabor da bebida. Ah, lembre-se de nunca ferver a água: o melhor é aquece-la até 90°C, caso contrário, ela poderá queimar o café. Utilize um termômetro de cozinha para verificar a temperatura da água.

Em seguida, pegue o coador e umedeça-o, colocando o pó do café. Despeje a água delicadamente sobre o pó e esperando pacientemente até que a água desça. Não force a passagem da água com uma colher nem balance o coador. O tempo de contato com o pó vai ajudar o café a liberar o sabor e o aroma esperados.

Deguste

Pronto! Agora é só degustar a sua bebida. Prefira as xícaras nesse momento, já que a forma ajuda a concentrar o aroma. Assim você vai aproveitar ao máximo o seu café coado.

22

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.