Como fazer um cappuccino inesquecível

O cappuccino perfeito é mais do que café com leite: é uma bebida equilibrada, aveludada e cheia de personalida

3

A simples combinação do café com leite é usada por milhões de pessoas ao redor do mundo. E apesar de simples, ela resulta em uma das bebidas mais saborosas que você já provou: o cappuccino.

Mas a adição de leite ao café – às vezes – é uma questão controversa para os profissionais do café, especialmente no que diz respeito à profissão de barista. Os baristas são apenas aqueles que conseguem fazer bebidas à base de leite? Mas não é apenas isso: o leite “estraga” o sabor do café, assim como o açúcar faria?

As questões são muitas, mas é inegável que o cappuccino, por mais controverso enquanto bebida que ele seja, está presente em 99,9% dos menus das cafeterias. Neste artigo, vamos ensinar como fazer esta que é considerada pelos baristas profissionais e puristas italianos como a melhor bebida à base de leite.

cappuccino

O que é um cappuccino?

Um cappuccino bem feito deve ser macio, aveludado e sempre ter uma boa quantidade de sabor do café espresso. Deve ser uma bebida equilibrada em gosto, textura e riqueza. Além disso, ele é uma bebida pequena, entre 150 e 180ml. Mais do que isso, a bebida perde em proporção.

Um cappuccino é praticamente uma bebida de terços: um terço do café espresso, um terço do leite vaporizado e um terço da espuma de leite. A espuma deve ter cerca de 1 cm de profundidade e deve ter apenas um toque de firmeza. Se você empurrar a espuma com uma colher, ela não deve ser tão firme ao ponto de ficar rígida. Também não deve ser tão macia ao ponto de se espalhar e tornar-se líquida.

A produção de um bom cappuccino exige do profissional muito conhecimento em leite vaporizado. Então, antes de tentar fazer a bebida perfeita, treine muito.

cappuccino

Como fazer

Se você for um barista, mesmo que o tempo seja curto, você precisa manter atentos os sentidos e ter delicadeza para garantir que os sabores sejam bem incorporados e que a textura fique macia e aveludada.

  1. Prepare o café espresso.
  2. Preencha o pitcher até a metade com leite.
  3. Posicione a saída do vapor um pouco abaixo da superfície do leite, próxima à parede do pitcher e libere o vapor para formar espuma.
  4. Quando o leite começar a ficar morno, empurre um pouco mais a saída do vapor, criando um redemoinho. É assim que o leite vai incorporar a espuma. Aguarde até esquentar, mas cuidado para não queimar o leite.
  5. Com a mão esquerda, segure o espresso e com a direita, o pitcher.
  6. Incline a xícara com o espresso e despeje o leite com cuidado a partir do centro quando a xícara estiver cheia pela metade.
  7. Mova o pulso para frente e para trás. Você deve ver um ponto branco em torno de um anel marrom sólido.
  8. Uma vez que o leite chega ao topo, crie seu núcleo central ou projete o desenho que você deseja.

Ao começar a fazer cappuccinos, preste atenção às misturas com cafés de origens diferentes. Os cafés de processamento natural, por exemplo, dão um sabor cremoso à bebida. Já os brasileiros adicionam notas de chocolate ao leite e de avelã. O tipo de leite usado também influencia no sabor final, assim como a concentração de gordura.

E lembre-se: cappuccinos, especialmente os bem equilibrados, exigem alguma prática e paciência. Vamos começar a treinar?
cappuccino

3

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.