Como degustar um café gourmet

A degustação do café gourmet exige paciência e treino, mas é uma atividade enriquecedora

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
1211
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Como degustar um café gourmetAprender a degustar um café exige paciência e muito treino. O café é uma bebida extremamente aromática, possuindo mais substâncias olfativas que o vinho ou que o chocolate depois de torrado. Mas não se engane: não se degusta um café apenas pelo seu aroma, mas também pelos sabores, texturas e cores. É como degustar um vinho. Aliás, estas duas bebidas são mais próximas do que parecem.

A degustação do café pode ser uma atividade extremamente enriquecedora: existem tantas variedades e formas de prepara-lo que as possibilidades de degustação são quase infinitas. Mas o ideal é escolher um café de boa qualidade para começar a degustação e lembrar que a forma de preparação também altera as propriedades da bebida.

Conheça a origem do seu café

Comece degustando cafés diferentes para começar a se habituar aos diferentes sabores e aromas . Escolha os grãos “puros”, ou seja, evite os blends (misturas) neste primeiro momento. Você pode escolher cafés de diferentes origens para sentir bem as diferenças: os cafés da América Latina são diferentes dos produzidos na África, já que o solo onde a planta cresceu influencia o sabor e o aroma da bebida.

Procure casas especializadas e de confiança para ter certeza da origem dos grãos de café. Se puder, direto do torrefador.

Quantidade e preparação influenciam na degustação

Prepare três tipos diferentes de cafés com água filtrada. Lembre-se de que a forma como o grão foi moído faz diferença de acordo com a bebida que você for preparar. Cafés espressos pedem moagem média, enquanto os filtrados pedem moagem fina.  Você pode degustar cafés preparados de forma diferente. Não tem problema degustar um café filtrado com dois espressos etc. Porém, deguste a bebida sem adicionar outras substâncias, como açúcar, adoçantes ou leite.

Lembre-se de que o café oxida depois de torrado e deve ser consumido em até sete dias depois da embalagem aberta.

Como degustar um café gourmet

A degustação em si deve ser feita em três etapas:

  1. Sinta os aromas: coloque a xícara próxima ao nariz e tente descobrir os odores que sente. Eles podem ser florais, cítricos, achocolatadas etc.
  2. Sinta os sabores: o primeiro gole deve ser feito misturando o café com o ar: faça uma espécie de bico com a boca e puxe a bebida com bastante ar (lembre de como algumas pessoas tomam sopa, de forma bastante ruidosa). Ao misturar o café com o oxigênio, você revela sabores. Não engula ainda: faça esta quantidade de café “dançar” pela sua boca, mudando constantemente a posição sobre a sua língua. Você verá que alguns cafés parecem mais ácidos, mais amargos ou mais doces que outros.
  3. Engula a bebida: e sinta o sabor quando ela passa pela parte posterior da sua língua. Alguns cafés não revelam o seu amargor até serem engolidos.

Repita o processo, mas desta vez, trague o café sem ar. Sinta a diferença e anote as sensações.

Os cafés podem ser classificados de acordo com os aromas, com o corpo, com o grau de suavidade e de acidez etc.

A seguir, aprenda como escolher um bom café.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
1211

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.