Qual a melhor forma de conservar café?

Maiores inimigos do café são luz, umidade e extremos de temperatura

1

Dois critérios são muito importantes para apreciar plenamente um bom . O primeiro é a própria qualidade do grão e o segundo é sua conservação.

Como você guarda o seu café? Sabia que a forma como ele é conservado pode destruir seus sabores e aromas? Você conhece todos os inimigos do seu café preferido?

Conhecendo os inimigos do café

Em geral, o café torrado tem três inimigos naturais:

  • Temperatura
  • Luz
  • Umidade

Assim como as temperaturas extremas (calor ou frio excessivo), a alta umidade e a luz acabam deteriorando o café. Por isso mesmo, é preciso manter o seu café longe do congelador.

Conservando cada tipo de café

O café verde, o café já torrado e o devem ser guardados de forma diferentes.

O café verde (ou cru) é o mais resistente. Se conservado corretamente, ele pode durar anos. O ideal é que ele seja mantido ao abrigo da luz, em temperatura média de 18°C e a uma umidade de 60%.

O café torrado em grão tem um tempo de vida mais curto. Depois de aberto o pacote, os grãos devem ser guardados em recipientes como latas ou com fechadura a vácuo. Os potes devem ter paredes protegidas contra a luz. Mantendo-se esses cuidados, o sabor original do café pode ser mantido por até 2 meses.

Aprenda a conservar o café

Nunca guarde o café na geladeira. O frio congela os óleos essenciais do café e altera as características organolépticas do grão. Alguns deles podem mesmo ser destruídos pela baixa temperatura.

Além disso, o café torrado absorve facilmente outros aromas. Ou seja: ele pode ficar com “cheiro de geladeira” ou acabar absorvendo o odor das suas cebolas.

Café moído, o mais problemático

O café moído perde rapidamente aroma e sabor. Ele não deve ser conservado mais do que alguns dias depois do pacote aberto.

O melhor é moer o grão antes do consumo. Mas se você prefere comprar o café em pó, a recomendação é que ele seja comprado em pequenas quantidades. Nunca “estoque” café em pó.

O café moído odeia frio, luz e umidade. Depois de abrir o pacote, transfira o conteúdo imediatamente para um recipiente fechado à vácuo, protegido da luz e em temperatura ambiente.

E você, como conserva o seu café? Usa algum recipiente especial? Conte pra gente como você faz para manter sempre fresco o seu favorito.

1

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

2 comentários

  1. Naercio Jose da Costa disse:

    se a baixa temperatura nao e bom para o cafe e o soluvel liofilizado, que e produzido a uma temperatura 40 graus negativo.e o resultado e um cafe de otima qualidade.

    • Guia do Café disse:

      Oi Naercio, o processo de liofilização acaba retirando muitos dos aromas e do sabor do café. O café recém moído conserva melhor essas características.