Como a ajustar a dose e a moagem do café gourmet

Segundo Jim Schulman, é possível corrigir defeitos de sabor de um café alterando-se a dose e a moagem do pó

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Equilíbrio do café gourmet: dose e a moagemAs regras a seguir fazem parte de um artigo publicado por Jim Schulman, na Home Barista. Segundo ele, é possível obter um sabor equilibrado do seu café gourmet preferido apenas ajustando fatores como a dose e a moagem durante a preparação. Se você provou um café, sente falta do equilíbrio, mas gosta do sabor, é possível melhorar a percepção da bebida seguindo algumas dicas.

Café com pouco sabor ou muito agressivo

O primeiro caso diz respeito aos cafés sem gosto ou sem graça. Na maior parte do tempo, os açúcares da bebida estão sobrepondo outros sabores e o problema pode ser remediado aumentando a dose do café e engrossando a moagem. Isso vai acabar reduzindo a proporção de açúcares, mantendo o equilíbrio entre acidez e amargor. Por outro lado, cafés muito agressivos podem precisar de mais açúcares. A solução está em uma moagem mais fina e em uma dose menor.

Café muito ácido ou muito amargo

Se o café tiver um sabor que tende para as notas ácidas, mantenha a mesma dose de preparação e afine a moagem da bebida. Extraia o café lentamente, como se preparasse um ristretto. Já cafés muito amargos devem ter a dose mantida e a moagem engrossada. Ao contrário da forma anterior, extraia o café rapidamente para aumentar a acidez.

Relação entre a dose e a moagem

Note que os cafés muito finos impedem a passagem rápida da água, diminuindo a velocidade da extração. Já os pós com moagem mais grossa deixam a água passar rapidamente. A moagem fina deixa o café mais encorpado e forte, sendo utilizada na extração de expressos. Já a moagem de média a grossa é utilizada na preparação de bebidas mais aromáticas.

Para o autor do artigo, o equilíbrio de um café especial sempre pode ser ajustado pela dose e a moagem, mas se você não curtiu o sabor de um café, o melhor mesmo é trocar a marca ou o blend. O ajuste só poderia ser feito, em tese, nos cafés que agradam o paladar de quem toma.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.