Então é Natal… Pois é, 2016 está quase acabando. E como não podia ser diferente, nós também fomos procurar saber o que vai ser tendência no mundo do café em 2017. E se as notícias não são nada boas por um lado, por outro, tem muita novidade que pode chegar ao mercado brasileiro quando o assunto é café.
Então, vamos às cinco tendências? Começando pela notícia ruim.
Seu café pode ficar mais caro
O ano de 2016 teve uma das melhores safras dos últimos anos, mas em 2017 a demanda pode superar os níveis de produção. E o resultado pode ser um café mais caro. Atualmente, o Brasil tem um dos menores estoques da passagem da história e o risco de ruptura no ano que vem é real. Isso tudo é resultado do aumento do consumo do café em todo o mundo. No ano passado, por exemplo, batemos recorde em exportação de café. O consumo interno também cresceu e ficou apenas atrás dos Estados Unidos. Ou seja, o seu café preferido pode ficar mais caro na prateleira.
Orgânico é mais gostoso
O café orgânico também vai ser estrela em 2017. Os grãos produzidos de maneira suave têm caído no gosto do público e a aceitação é grande. Além disso, existe o crescimento da preocupação em torno de temas como consumo consciente, ecologia e reciclagem. Tudo isso leva a uma busca por produtos que agridem menos a natureza.
Que tal um café com… frango?
Esqueça o bolo de chocolate ou o biscoitinho amanteigado. A tendência lá fora é consumir café com petiscos como frango e comidas apimentadas. A lição a aprender aqui é que café vai bem com tudo. Não se surpreenda se a sua cafeteria preferida começar a oferecer opções de comidinhas salgadas para acompanhar o seu café favorito.
E se a gente tomasse um cafezinho do Liechtenstein?
Fique atento aos cafés de origem (mas não se preocupe com o Liechtenstein: eles não fazem café por lá). A tendência em 2017 é ter acesso a cafés cada vez mais raros, produzidos em regiões do globo que você nem deve saber onde ficam. Além disso, alguns produtores têm buscado cultivar outras variedades de café que ficaram esquecidas nos últimos anos.
Esqueça o café forte do Brasil
A tendência em 2017 são os cafés de torra clara. A busca pela acidez natural do café e por notas frutadas darão o tom de 2017. Os cafés de torra média e escura não vão sumir das cafeterias, mas já estamos vendo um movimento de valorização do perfil frutado do café. A torra clara mantém essas características e produz uma bebida mais adocicada.
E você? O que acha que vai ser tendência em 2017? Conte pra gente o que você já anda vendo de novidade no mundo do café.
Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.