Cinco ótimos motivos para tomar café

Se você precisava de uma desculpa para tomar mais café, te damos cinco! Café te deixa mais saudável e feliz.

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Flávia Lima
Seguir

Flávia Lima

Editor em Guia do Café
Flávia é jornalista e escreve para publicações técnicas na área de energia elétrica. O café sempre foi um aliado da profissão. Recentemente, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.
Flávia Lima
Seguir

Se você é daqueles que não começa o dia sem uma bela xícara de café, provavelmente, já conhece alguns dos benefícios da bebida tão consumida pelos brasileiros. O mais conhecido deles é a capacidade do café de aumentar os níveis de energia, conferindo mais disposição e entusiasmo para nossas atividades cotidianas. Mas não é só isso.

Além da energia provida pela cafeína, o café oferece muitos benefícios para o seu apreciador. Enumeramos, a seguir, cinco boas razões para você continuar tomando o seu café diário. E se você ainda não aprecia a bebida, estes motivos podem fazê-lo mudar de ideia.

1. Mais disposto e mais inteligente

O café pode ajudar as pessoas a se sentirem menos cansadas, aumentando o seu estado de alerta em qualquer período do dia ou da noite.

Os resultados de uma pesquisa publicada na Fundação Britânica de Nutrição, mostraram que o café tem um efeito benéfico sobre o estado de alerta das pessoas.

Melhorou ainda o desempenho de tarefas durante o dia e também à noite.

Durante a noite, por exemplo, o consumo do café cafeinado deixa a pessoa tão alerta quanto durante o dia. Isso porque a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea. E de lá ela viaja até o cérebro, que bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Assim, a atividade dos neurônios é estimulada.

Muitos ensaios controlados em seres humanos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral. Isso inclui memória, humor, vigilância, níveis de energia, reflexo e funções cognitivas em geral.

motivos_para_tomar_cafe2

2. Queima de gordura

Você já deve ter notado a presença de cafeína em quase todos os suplementos utilizados por frequentadores de academia ávidos por eliminar gordura do corpo.

Há uma boa razão para isso. A cafeína é uma das poucas substâncias naturais que realmente ajuda a queimar gordura. Isso porque ela aumenta a taxa metabólica do organismo da pessoa na ordem de 3% a 11%.

Outros estudos revelam que a cafeína pode aumentar especificamente a queima de gordura à taxa de 10% em indivíduos obesos e de até 29% em pessoas magras.

No entanto, é possível que esses efeitos diminuam em bebedores de café em longo prazo.

3. Aumento do desempenho físico

A cafeína estimula o sistema nervoso e também aumenta os níveis de adrenalina no sangue, preparando o corpo para esforços físicos intensos.

A cafeína faz com que as células de gordura, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres e tornando-os disponíveis como combustível.

Com isso, a cafeína pode melhorar o desempenho físico em até 12%. Isso explica o fato de muitos atletas ou frequentadores de academia tomarem uma xícara de café antes do treino.

4. Redução do risco de diabetes tipo II

Diabetes do tipo 2 é um problema de saúde que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Estudos revelam que o café está associado a níveis reduzidos de açúcar no sangue e insulina, que são os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2.

Existem diversos estudos que analisam a relação entre o consumo de café com as taxas de açúcar no sangue. Um deles diz que consumir regularmente café descafeinado pode representar redução de 23% a 50% do risco de se desenvolver esse tipo de diabetes. Já o consumo de café normal pode reduzir o risco em até 8%.

Outro estudo analisou três grupos aleatórios, em que os participantes do primeiro grupo tomaram cinco xícaras de café com cafeína por dia, outro grupo tomou café descafeinado e outro grupo não tomou café, durante 16 semanas.

O grupo do café cafeinado apresentou níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue, enquanto não houve alteração nos outros dois grupos.

Embora haja sempre variações individuais, os efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue e insulina parecem se equilibrar com o tempo.

Em outras palavras, níveis de açúcar no sangue e insulina podem aumentar quando você começa a tomar café. Entretanto, após algumas semanas ou meses, seus níveis podem se tornar mais baixos do que eram antes de começar.

motivos_para_tomar_cafe1

5. Combate à depressão

A depressão é um transtorno mental grave que afeta substancialmente a qualidade de vida de quem sofre dessa enfermidade.

É mais comum do que imaginamos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil lidera o ranking da prevalência da doença.

Em um estudo de Harvard publicado em 2011, as mulheres que tomavam quatro ou mais xícaras por dia tinham um risco 20% menor de se tornarem deprimidas.

Outro estudo com 208.424 indivíduos descobriu que aqueles que ingeriam quatro ou mais xícaras por dia eram 53% menos propensos a cometerem suicídio.

Se você, por algum motivo, pensava em diminuir a ingestão do café, certamente, desistiu após ler isto. Se ainda não toma café, estes são ótimos motivos para começar a fazê-lo já!

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.