Essa semana, o pessoal do Kento Café, uma torrefação artesanal localizada em São Paulo, nos enviou um microlote novo de Catucaí-Açu pra gente testar. E como a gente não nega café, dissemos logo sim.
Já havíamos experimentado os cafés da Kento antes. O primeiro foi o Maragogipe, um café frutado e com acidez média produzido na região do Cerrado Mineiro. O segundo foi o Obatã, produzido em Bragança Paulista e também de média acidez.
Desta vez, recebemos uma amostra do Catucaí-Açú. Para quem não conhece, o Catucaí é resultado de um cruzamento natural entre as espécies icatu e catuaí. Assim como o Maragogipe que provamos, o lote novo também vem do Cerrado Mineiro, sendo produzido por Tomio Fukuda.
Sobre o microlote
O microlote de Catucaí-Açú degustado possui peneira maior que 16 e processo de secagem natural. A título de curiosidade, a secagem natural pode resultar em bebidas mais adocicadas e encorpadas, mas também existe o risco de fermentação.
O microlote passou por uma torra média e foi completamente torrado em uma Diedrich em 1 de novembro deste ano.
Provamos o Catucaí-Açú em uma Aeropress. Nosso objetivo era sentir TODOS os sabores e aromas possíveis deste café que desde o começo prometia boas surpresas.
Gente, eles não estavam mentindo: o café é doce, com uma acidez média presente. A bebida também é encorpada e quase aveludada. Ah, esqueça o amargor. Mesmo com torra média, foi difícil sentir qualquer traço de amargor.
A gente ficou com uma impressão de equilíbrio na boca, com uma doçura natural presente o tempo inteiro. Arriscaríamos dizer que o microlote de Catucaí-Açú é ideal para quem gosta de um café adocicado e equilibrado.
Super recomendamos!
Quem quiser entrar em contato com a Kento, pode ligar direto pra eles pelos telefones (11) 99519-2835, (11) 99660-7945 ou (11) 97391-7472, ou pelo email contato@kentocafe.com.br. O café é torrado (e se o cliente pedir, moído) apenas após a confirmação do pedido, assim ele chega fresquinho na sua casa.
Quer mandar seu café para degustação? Entre em contato com a gente por aqui.
Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.