Philco Coffee Express: escolhendo a cafeteira

Cafeteira funcional e básica, ideal para quem está começando no mundo da preparação do café

111

Cafeteira Philco Coffee Express

Quer preparar um espresso em casa e ainda ter o prazer de moer o próprio e manipular o porta-filtro? Então conheça a Coffee Express da Philco.

A costuma receber avaliações bastante positivas na internet. Mas é um modelo de entrada com 15 bar de pressão.

Ou seja, ela é ideal para quem está começando no mundo do , mas pode ser um problema para quem já tem conhecimentos técnicos avançados.

A Coffee Express não vem com moedor integrado. Você precisará de um moedor em casa ou deverá comprar o café já moído. A primeira opção é mais recomendada, já que o oxida rapidamente.

A cafeteira não aceita cápsulas ou café em grãos.

Apesar de básica, a Express tem um vaporizador de leite integrado. O equipamento ajuda na hora de preparar cappuccino e latte macchiato. Um detalhe: apesar do site da fabricante dizer que ela prepara cappuccinos, a máquina não faz a bebida automaticamente. Você vai precisar preparar o leite espumado e o café.

Ela também possui uma função de água quente para quem deseja realizar outras bebidas, como chás e infusões.

Como a Coffee Express da Philco funciona

O funcionamento da máquina é similar ao de outros aparelhos da mesma gama. Depois de ligada, deve-se esperar até que ela esteja quente o suficiente. Nesse momento, uma luz de “ok” se acende.

O café já moído deve ser colocado no porta-filtro e depois compactado. O porta-filtro deve ser encaixado na cafeteira e o café pode ser extraído.

A Coffee Express possui três botões. Um de liga e desliga. Outro para água quente. E um terceiro para a produção de vapor. Ela ainda possui um controle giratório que regula a saída do vapor.

Caso a intenção seja usar o vaporizador para a preparação de bebidas com leite, este deve ser direcionado para a xícara e o vapor ligado em seguida. Cuidado com o vapor quente para não causar acidentes.

A máquina não corta o fluxo sozinha. Caso você esteja preparando espressos, ristrettos ou lungos, deverá controlar a quantidade de café produzido e desligar a cafeteira quando já estiver satisfeito.

Outro ponto é a moagem do café. Ele deve ser moído de acordo com o tipo de preparação desejada. Ou seja, apesar de ser uma máquina simples, ela exige um pouco mais de conhecimento para ser usada.

O porta-filtro também permite que sejam preparadas até duas xícaras ao mesmo tempo. Neste caso, deve-se regular a quantidade de pó para duas pessoas.

Outro ponto interessante é a placa de aquecimento sobre a cafeteira. Ela permite que as xícaras fiquem sempre quentinhas caso a máquina esteja ligada.

O design da Coffee Express

A máquina é bastante compacta e ocupa pouco espaço na cozinha. Ela vem com detalhes prateados e corpo preto e se assemelha bastante a outras cafeteiras do mesmo nível.

As peças removíveis facilitam a limpeza. Durante a preparação do café podem ocorrer respingos que acabam caindo sobre o depósito de resíduos. A retirada do porta-filtro também pode ser uma fonte adicional de sujeira, já que alguma borra pode escapar.

A máquina tem 32cm de altura, 31,5cm de largura e 26cm de profundidade. O reservatório de água suporta até 1,6L. O aparelho pesa em média 3,7kg.

O conteúdo da caixa da Coffee Express

A Coffee Express vem com a máquina, um dosador, e o porta-filtro – além do reservatório de água, manual e bandeja de resíduos.

Avaliação da Coffee Express

A Coffee Express é uma máquina interessante para quem quer começar a preparar espressos e ter algum controle sobre a produção da bebida. Com ela, é possível aperfeiçoar a tecnica de extração sem gastar muito.

O aparelho não é recomendado para quem já tem muitos conhecimentos na área ou para quem gosta de praticidade. O primeiro grupo pode se decepcionar com a crema e com o café produzido (que é de qualidade, mas nada comparado a uma cafeteira profissional). O segundo pode ter problemas durante a extração, já que vai precisar entender um pouco mais sobre moagem, compressão do café no porta-filtro, quantidade de pó e tempo de extração.

A extração do café produz um pouco de sujeira. É preciso descartar a borra e limpar a bandeja de resíduos regularmente. O vaporizador também precisa ser bem higienizado a cada uso para evitar problemas com o leite que se acumula no bico.

Outro ponto que já citamos é a necessidade de se usar . Você precisará de um moedor ou deve estar disposto a já moído. Comprar um moedor pode ser divertido para quem gosta do mundo do café, mas também exige conhecimento para ser usado.

A máquina é boa para quem curte extrair café em casa, mas não tem muito espaço. Ou simplesmente para quem não quer pagar caro por uma cafeteira, mas quer treinar seus conhecimentos.

[xyz-ihs snippet=”philco-coffee-express”]

111

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

2 comentários

  1. Sherilyn disse:

    Boa tarde, saberia me informar qual é o tamanho do filtro dessa máquina? Gostaria de comprar um tamper (compactador) antes de a máquina chegar, mas não consigo encontrar em nenhum lugar qual tamanho devo adquirir para esse filtro. Obrigada!