Philco Coffee Express: escolhendo a cafeteira

Cafeteira funcional e básica, ideal para quem está começando no mundo da preparação do café

Cafeteira Philco Coffee Express

Quer preparar um espresso em casa e ainda ter o prazer de moer o próprio e manipular o porta-filtro? Então conheça a Coffee Express da Philco.

A costuma receber avaliações bastante positivas na internet. Mas é um modelo de entrada com 15 bar de pressão.

Ou seja, ela é ideal para quem está começando no mundo do , mas pode ser um problema para quem já tem conhecimentos técnicos avançados.

A Coffee Express não vem com moedor integrado. Você precisará de um moedor em casa ou deverá comprar o café já moído. A primeira opção é mais recomendada, já que o oxida rapidamente.

A cafeteira não aceita cápsulas ou café em grãos.

Apesar de básica, a Express tem um vaporizador de leite integrado. O equipamento ajuda na hora de preparar cappuccino e latte macchiato. Um detalhe: apesar do site da fabricante dizer que ela prepara cappuccinos, a máquina não faz a bebida automaticamente. Você vai precisar preparar o leite espumado e o café.

Ela também possui uma função de água quente para quem deseja realizar outras bebidas, como chás e infusões.

Como a Coffee Express da Philco funciona

O funcionamento da máquina é similar ao de outros aparelhos da mesma gama. Depois de ligada, deve-se esperar até que ela esteja quente o suficiente. Nesse momento, uma luz de “ok” se acende.

O café já moído deve ser colocado no porta-filtro e depois compactado. O porta-filtro deve ser encaixado na cafeteira e o café pode ser extraído.

A Coffee Express possui três botões. Um de liga e desliga. Outro para água quente. E um terceiro para a produção de vapor. Ela ainda possui um controle giratório que regula a saída do vapor.

Caso a intenção seja usar o vaporizador para a preparação de bebidas com leite, este deve ser direcionado para a xícara e o vapor ligado em seguida. Cuidado com o vapor quente para não causar acidentes.

A máquina não corta o fluxo sozinha. Caso você esteja preparando espressos, ristrettos ou lungos, deverá controlar a quantidade de café produzido e desligar a cafeteira quando já estiver satisfeito.

Outro ponto é a moagem do café. Ele deve ser moído de acordo com o tipo de preparação desejada. Ou seja, apesar de ser uma máquina simples, ela exige um pouco mais de conhecimento para ser usada.

O porta-filtro também permite que sejam preparadas até duas xícaras ao mesmo tempo. Neste caso, deve-se regular a quantidade de pó para duas pessoas.

Outro ponto interessante é a placa de aquecimento sobre a cafeteira. Ela permite que as xícaras fiquem sempre quentinhas caso a máquina esteja ligada.

O design da Coffee Express

A máquina é bastante compacta e ocupa pouco espaço na cozinha. Ela vem com detalhes prateados e corpo preto e se assemelha bastante a outras cafeteiras do mesmo nível.

As peças removíveis facilitam a limpeza. Durante a preparação do café podem ocorrer respingos que acabam caindo sobre o depósito de resíduos. A retirada do porta-filtro também pode ser uma fonte adicional de sujeira, já que alguma borra pode escapar.

A máquina tem 32cm de altura, 31,5cm de largura e 26cm de profundidade. O reservatório de água suporta até 1,6L. O aparelho pesa em média 3,7kg.

O conteúdo da caixa da Coffee Express

A Coffee Express vem com a máquina, um dosador, e o porta-filtro – além do reservatório de água, manual e bandeja de resíduos.

Avaliação da Coffee Express

A Coffee Express é uma máquina interessante para quem quer começar a preparar espressos e ter algum controle sobre a produção da bebida. Com ela, é possível aperfeiçoar a tecnica de extração sem gastar muito.

O aparelho não é recomendado para quem já tem muitos conhecimentos na área ou para quem gosta de praticidade. O primeiro grupo pode se decepcionar com a crema e com o café produzido (que é de qualidade, mas nada comparado a uma cafeteira profissional). O segundo pode ter problemas durante a extração, já que vai precisar entender um pouco mais sobre moagem, compressão do café no porta-filtro, quantidade de pó e tempo de extração.

A extração do café produz um pouco de sujeira. É preciso descartar a borra e limpar a bandeja de resíduos regularmente. O vaporizador também precisa ser bem higienizado a cada uso para evitar problemas com o leite que se acumula no bico.

Outro ponto que já citamos é a necessidade de se usar . Você precisará de um moedor ou deve estar disposto a já moído. Comprar um moedor pode ser divertido para quem gosta do mundo do café, mas também exige conhecimento para ser usado.

A máquina é boa para quem curte extrair café em casa, mas não tem muito espaço. Ou simplesmente para quem não quer pagar caro por uma cafeteira, mas quer treinar seus conhecimentos.

[xyz-ihs snippet=”philco-coffee-express”]

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Wilame Vallantin

Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Sherilyn disse:

    Boa tarde, saberia me informar qual é o tamanho do filtro dessa máquina? Gostaria de comprar um tamper (compactador) antes de a máquina chegar, mas não consigo encontrar em nenhum lugar qual tamanho devo adquirir para esse filtro. Obrigada!