Café sustentável: seu pedido chega de bicicleta

Proposta é levar café de qualidade, de maneira sustentável, para quem não tem tempo de ir até uma loja.

Você adora aquele cafezinho especial preparado com grãos selecionados e moídos na hora, mas não tem tempo de ir até uma loja especializada para comprar o produto? Ou ainda, tem dificuldade para escolher o grão certo ou o café moído de qualidade?

Com o objetivo de resolver estes probleminhas foi que nasceu o Pura Caffeina, um projeto que oferece o serviço de entrega de café de maneira sustentável a partir de pedidos feitos por WhatsApp, e-mail ou ainda pelas redes sociais.

Criadora do projeto, a jornalista e barista Gisele Coutinho conta que seu apreço por cafés especiais a levou a compartilhar seus conhecimentos pelas redes sociais, oferecendo dicas de marcas, modos de preparo e lugares interessantes para tomar café.

Gisele Coutinho, criadora do serviço

Gisele Coutinho, criadora do serviço

A ideia deu tão certo que não demorou a surgir o Pura Caffeina, que ela mesma define como “um projeto de reeducação cafeinada que pretende disseminar o hábito de tomar um bom café”.

Como funciona o projeto do café sustentável

Trata-se de um serviço em que o cliente recebe o café fresquinho em grão ou moído na hora quando quiser, sem precisar assinar. Para isso, o projeto conta com um serviço de ecodelivery, em que o café vai de bike até a casa do cliente.

Por conta da entrega de café sustentável, a área de cobertura é restrita e atinge apenas alguns bairros da capital paulista, como Saúde, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Vila Madalena, Pompeia, entre outros próximos a essas regiões.

Café da Pura Caffeina

A proprietária Gisele Coutinho conta que, embora esses bairros contem com cafeterias que servem café especial, o Pura Caffeina garante café de qualidade para quem não tem tempo de se deslocar até a loja. Além disso, “mesmo que a oferta de grãos gourmet em supermercados seja cada vez maior, o café especial, categoria acima do gourmet, normalmente, não é encontrado nas gôndolas dos supermercados”, avalia.

Embora não conte ainda com um espaço físico, vale a pena ficar de olho nas redes sociais do projeto, pois a Pura Caffeina está sempre participando de feiras e eventos que ocorrem em São Paulo. Nessas ocasiões, além de garantir o café em pacote, é possível experimentar a bebida preparada na hora e ainda receber dicas de preparo.

A qualidade do produto

O principal parceiro do Pura Caffeina é a microtorrefação Pereira Villela, mas Gisele conta que sempre tem um café bem doce e com notas de chocolate, do Sítio São José, produzido por Delmar Pereira Villela e torrado por seu irmão. Mas ela busca sempre diversificar e buscar novidades. “Recentemente, trabalhei com a BICA Torradores de Café, comandada por Juliana Ganan, e também já vendi um café maravilhoso torrado pela Wolff Café. A ideia é justamente mostrar para o consumidor final que microtorrefações cuidam muito bem do café especial e que temos acesso a ele”, conclui.

Café sustentável chega de bike

O café pode ser entregue em grão ou moído, mas Gisele sempre incentiva o cliente a optar pelo grão e a comprar um moedor, o que vai ao encontro da proposta do projeto, que também é promover o gosto pelo bom café. A estratégia vem surtindo resultados. Se, no início, as vendas eram de 90% de café moído, o número inverteu e, atualmente, apenas cerca de 20% dos clientes pedem o produto moído.

Para contratar o serviço:

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.