Café ristretto, café espresso e café longo

Conheça a diferença entre os diferentes tamanhos

4

Café ristretto, expresso e longoVocê conhece todas as denominações de tipos de preparação de cafés ou ainda fica perdido com os temos? Existem várias formas de se degustar a bebida, e uma delas é pelo tamanho da xícara. Existem pelo menos três maneiras populares de se preparar o café: o café ristretto, o expresso e o longo. Hoje, falaremos destas três variedades.

O que é um café Ristretto

O café ristretto é um café extremamente curto, servido em uma quantidade entre 15 e 20ml. Corresponde à primeira extração do café e concentra muito sabor e aroma. O ristretto bem preparado não é amargo e é considerado o néctar do café.

O café Expresso

Também conhecido no Brasil como café curto, é servido em uma quantidade que varia entre 25 e 35 ml. Também possui aromas e sabor concentrados, embora em uma quantidade menor que no ristretto. É um café encorpado, já que é preparado com pouca água. Exatamente por isso, costuma ter menos concentração de cafeína do que o café longo, já a cafeína é solúvel em água.

Conhecendo o café Longo

É o café feito com mais água, em geral, servido em quantidades de 50 ml. Costuma ter sabor e aroma mais fracos que o expresso, mas contém mais cafeína, já que o pó permaneceu em contato com a água por mais tempo.

É importante lembrar que estas são apenas algumas das várias maneiras de se preparar um bom café. Existem várias outras, que podem variar desde o método de extração até a adição de leite. Um outro detalhe interessante é que as quantidades do expresso e do ristretto podem variar de um país para outro.

O ristretto francês, por exemplo, seria quase um expresso italiano. Neste último país, as quantidades de café são extremamente curtas, mas as bebidas são muitíssimo saborosas! No Brasil, a quantidade de café ainda é um fator muito importante para boa parte da população.

4

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.