Café provoca mau hálito?

Conheça algumas dicas para evitar o mau hálito provocado pela cafeína

Para muitos, como eu, tomar um café puro pela manhã é ritual e tomar vários outros durante o dia é necessidade. Seja por hábito, para socializar ou para obter uma injeçãozinha de ânimo, o café faz parte da vida dos brasileiros. Ocorre que nem tudo são flores. Ocorre que a cafeína da sua bebida pode provocar uma consequência nada agradável: o mau hálito.

Isso se deve ao fato de que a cafeína causa a condição chamada de xerostomia, ou seja, redução da produção de saliva pelas glândulas salivares, causando odores, que podem ser potencializados por:
– pré-disposição para odores bucais;
– ficar sem se alimentar por várias horas;
– pouca escovação lingual.

Segundo a presidente da Associação Brasileira em Halitose, Dra. Cláudia Gobor, “o café possui propriedades que podem deixar a boca seca, o que sem dúvida, pode causar mau hálito”. A cafeína, além da função energética, tem o poder de causar a condição de xerostomia, que é quando há baixa produção de saliva pelas glândulas salivares. Com a boca seca, a limpeza fica comprometida, já que a lubrificação natural está em defasagem e o local fica adequado para a proliferação de fungos e bactérias, que causam mau hálito.

De acordo com a especialista, quanto maior a quantidade de cafeína na bebida, maior também será o potencial de se provocar o odor.

Mas, calma, que você não precisa deixar de tomar seu precioso café. As dicas a seguir ajudam muito a evitar o mau hálito no dia a dia.

Dicas para evitar o mau hálito provocado pelo consumo de cafeína:

– Beba água para estimular a produção de saliva;
– Procure fazer a escovação da língua mais vezes ao dia;
– Gargarejos com enxaguantes bucais após as refeições e, principalmente após o consumo de café;
– Evite colocar açúcar e leite no café, pois estes alimentos elevam o número de bactérias na boca.

Agora é só aproveitar a sua xícara!

RelatedPost

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Flávia Lima

Flávia Lima é jornalista pós-graduada em comunicação e marketing, com experiência em publicações técnicas e eventos B2B. O café sempre foi um aliado da profissão. Há alguns anos, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.

Você também pode gostar...