Que tal um café com sal?

Café com sal pode ser usado como tempero ou para decorar sobremesas

Café com salVocê renunciou ao açúcar no café e agora adora a complexidade de sabores e a doçura natural do seu café especial favorito. E se a gente te pedisse para colocar sal no seu café?

Nós não estamos de brincando. O sal é conhecido por realçar o sabor dos alimentos. Por isso que a maioria das pessoas ama tanto esse tempero. E ele faz maravilhas pelo café. Mas atenção, o café salgado não foi feito para se tomar, mas para temperar alguns pratos.

De forma geral, o café complementa receitas doces. Por essa razão, ele é o par perfeito para o seu bolo de laranja. Mas já há algum tempo, cafeterias vem investindo em pratos salgados como complemento para o café. Isso porque a doçura natural e a complexidade de sabores e aromas acaba sendo revelada pelos pratos salgados.

Mas essa mistura que estamos propondo é feita basicamente para ser usada como ingrediente complementar de alguns pratos. Ou seja, não tente preparar um café salgado na sua prensa francesa (mas se você tentar, conte pra gente o resultado :P).

Encontramos a receita no site da Mother Nature Network. Segundo eles, para preparar o café salgado, misture 30g de sal marinho a 45g de café moído. Nós demos uma diminuída na quantidade de sal e ficou bom. Também usamos um café de qualidade para fazer o teste. Veja mais a seguir.

O tempero pode ser usado em carnes assadas, hambúrgueres, sorvetes (como uma espécie de cobertura crocante), cupcakes e outros bolos, legumes grelhados, cookies, para cobrir o chocolate quente etc.

Mas será que fica bom?

Bom, nós testamos para você 😛 Fizemos o teste com um café especial, de torra média, da Camocim. Fizemos uma moagem média pra dar mais “crocância” e usamos o pó para cobrir um sorvete de chocolate branco. Ah, também demos uma aliviada no sal. Ao invés de usar 3 partes de café para duas de sal, usamos 3 de café para 1 de sal.

O resultado ficou incrível. Como os cafés especiais geralmente não possuem amargor (não confundir acidez com amargor), a mistura ficou interessante. Mas como são cafés mais caros, cabe a você decidir se vale a pena usá-los como tempero. No geral, o doce do chocolate branco, o aroma do café e a pontinha de sal causou uma explosão na boca.

Achamos que vale a pena tentar. Dá para dar uma incrementada no sorvetinho básico do domingo ou no tiramissu.

E você? Já tentou? Gostou? Conta pra gente o que achou!

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Wilame Vallantin

Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Bruno disse:

    Meio exótico, não? Mas farei o experimento hehe