Que tal um café com sal?

Café com sal pode ser usado como tempero ou para decorar sobremesas

Café com salVocê renunciou ao açúcar no café e agora adora a complexidade de sabores e a doçura natural do seu café especial favorito. E se a gente te pedisse para colocar sal no seu café?

Nós não estamos de brincando. O sal é conhecido por realçar o sabor dos alimentos. Por isso que a maioria das pessoas ama tanto esse tempero. E ele faz maravilhas pelo café. Mas atenção, o café salgado não foi feito para se tomar, mas para temperar alguns pratos.

De forma geral, o café complementa receitas doces. Por essa razão, ele é o par perfeito para o seu bolo de laranja. Mas já há algum tempo, cafeterias vem investindo em pratos salgados como complemento para o café. Isso porque a doçura natural e a complexidade de sabores e aromas acaba sendo revelada pelos pratos salgados.

Mas essa mistura que estamos propondo é feita basicamente para ser usada como ingrediente complementar de alguns pratos. Ou seja, não tente preparar um café salgado na sua prensa francesa (mas se você tentar, conte pra gente o resultado :P).

Encontramos a receita no site da Mother Nature Network. Segundo eles, para preparar o café salgado, misture 30g de sal marinho a 45g de café moído. Nós demos uma diminuída na quantidade de sal e ficou bom. Também usamos um café de qualidade para fazer o teste. Veja mais a seguir.

O tempero pode ser usado em carnes assadas, hambúrgueres, sorvetes (como uma espécie de cobertura crocante), cupcakes e outros bolos, legumes grelhados, cookies, para cobrir o chocolate quente etc.

Mas será que fica bom?

Bom, nós testamos para você 😛 Fizemos o teste com um café especial, de torra média, da Camocim. Fizemos uma moagem média pra dar mais “crocância” e usamos o pó para cobrir um sorvete de chocolate branco. Ah, também demos uma aliviada no sal. Ao invés de usar 3 partes de café para duas de sal, usamos 3 de café para 1 de sal.

O resultado ficou incrível. Como os cafés especiais geralmente não possuem amargor (não confundir acidez com amargor), a mistura ficou interessante. Mas como são cafés mais caros, cabe a você decidir se vale a pena usá-los como tempero. No geral, o doce do chocolate branco, o aroma do café e a pontinha de sal causou uma explosão na boca.

Achamos que vale a pena tentar. Dá para dar uma incrementada no sorvetinho básico do domingo ou no tiramissu.

E você? Já tentou? Gostou? Conta pra gente o que achou!

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

1 comentário

  1. Bruno disse:

    Meio exótico, não? Mas farei o experimento hehe