Café com cerveja: Colorado Demoiselle

A Colorado Demoiselle é uma cerveja escura que leva café em sua formulação.

Cerveja com cafe Colorado DemoiselleNo que você pensa quando pensa em café? O pessoal da cervejaria Colorado costuma pensar em malte, lúpulo e… café. Sim, porque cerveja também pode ter café. Foi assim que eles criaram a cerveja Colorado Demoiselle, uma cerveja escura que leva café na formulação, assim como a Volcano. O nome Demoiselle é inspirado em um dos aviões de Santos Dumont. O pai da aviação passou parte da sua infância na região da Alta Mogiana e parece que o café o inspirou a voar alto.

A Demoiselle não é uma cerveja nova, mas só agora experimentamos essa bebida que levou medalha de ouro na European Beer Star (2008) na Alemanha. Sabemos que muitas das combinações café com “qualquer coisa” costumam parecer artificiais, mas este não é o caso da Demoiselle. O sabor é equilibrado, a cor é maravilhosa e o resultado final passa longe do enjoativo.

A produção da Colorado Demoiselle

A Colorado Demoiselle é uma cerveja do estilo Porter, ou seja, resulta da mistura de cervejas com malte bem torrado até que o resultado obtido seja uma bebida mais escura e de sabor forte. As notas que podem ser sentidas lembram o chocolate, nozes e café. Com a adição de mais café, não é preciso dizer que essas notas se sobressaem ainda mais.

O café utilizado na receita vem de Ribeirão Preto, onde também fica a cervejaria Colorado. A região, que está localizada entre 900 e 1000 metros de altitude, é conhecida por produzir café arábica que resulta em uma bebida encorpada com sabor frutado e acidez equilibrada. O café é torrado seguindo padrões da cervejaria e é macerado em água fria para evitar a perda de aromas. Todos os ingredientes usados na bebida são nacionais.

A degustação da Colorado Demoiselle

Quando provamos a bebida, verificamos que ela possui uma espuma bastante cremosa e resistente, com uma cor bem escura próxima do marrom caramelo. O sabor é marcante e a cerveja tem retrogosto persistente. Destaque para o sabor do café, que permanece fresco, como se tivesse sido preparado há pouco tempo.

Assim como a Volcano, a Demoiselle pode ser degustada junto com chocolate amargo, nozes ou castanhas. Caso queira harmonizar com uma sobremesa, escolha outros pratos à base de café como o Tiramisù. Bolos de nozes ou mesmo o de fubá também vão muito bem com a cerveja. O pessoal da Colorado também indica uma harmonização com queijo parmesão e frutas vermelhas.

Para saber mais, visite o site da cerveja.

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.