Aquecimento global afeta produção e qualidade do café

Café selvagem cultivado nas florestas africanas poderá ser extinto devido às mudanças climáticas

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Flávia Lima
Seguir

Flávia Lima

Editor em Guia do Café
Flávia é jornalista e escreve para publicações técnicas na área de energia elétrica. O café sempre foi um aliado da profissão. Recentemente, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.
Flávia Lima
Seguir

Últimos posts por Flávia Lima (exibir todos)

Café e aquecimento global
Você sabia que as mudanças climáticas podem afetar drasticamente o cultivo do café no mundo?

A elevação das temperaturas no planeta pode reduzir ou prejudicar as áreas consideradas tradicionais para o cultivo do café em vários lugares do mundo.

Considerando as condições atuais, a elevação da temperatura poderá reduzir pela metade a área tradicional apta ao cultivo do café.

Isso pode acontecer nas próximas três décadas.

Além disso, o café selvagem estaria correndo risco de extinção nos próximos 70 anos. Entenda por café selvagem aquele presente de forma nativa, especialmente, em florestas africanas.

A informação é do estudo “A Brewing Storm: The climate change risks to coffee”, produzido pelo Climate Institute, da Austrália. E foi divulgada através do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Aquecimento global e a origem do café

O café é uma planta da família Rubiácea, cuja origem é da região montanhosa da antiga Abissínia, que hoje está na região da Etiópia, Sudão e Quênia.

O risco de sua extinção é preocupante por diversos motivos. O principal deles é que as plantas nativas de café podem carregar informações genéticas valiosas. Esses dados poderiam ajudar, por exemplo, no desenvolvimento de novas plantas mais resistentes ao aquecimento.

De modo geral, o aquecimento já estaria aumentando as áreas de infestação de pragas e doenças. É o caso do surto de ferrugem na América Central e a conhecida coffee berry borer (no Brasil, chamada de “broca-do-café”). Com as pragas e o uso de inseticidas, a qualidade do sabor também é afetada.

Diante desses problemas, os estudiosos recomendam que os cafeicultores desloquem o cultivo do café para áreas mais elevadas, Isso, no entanto, demandaria altos investimentos e, possivelmente, o desmatamento de regiões em maior altitude.

O que os cientistas e nós entendemos como medida mais eficaz e politicamente correta é que devemos (todos) optar por amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Ou seja, começar a reduzir nossas próprias emissões de gases de efeito estufa.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.