Açúcar no café: pode ou não pode?

Se você sempre adoçou seu café, esse pode ser um bom momento para degustá-lo sem açúcar

1041

O tema é polêmico e pode destruir amizades. Tem gente que torce o nariz. Tem gente que não toma sem. Mas afinal de contas: açúcar no café: pode ou não pode?

A resposta é: depende. A degustação de café deve ser feita sem açúcar. A substância altera o sabor natural da bebida e “mascara” tanto as imperfeições quanto as qualidades do café.

Entretanto, se você toma café ocasionalmente, ele pode ser adoçado de acordo com o seu perfil de consumo.

Na verdade, a escolha de por açúcar no café é bem pessoal e depende de como a pessoa “aprendeu” a tomar a bebida. Mas o ideal é consumi-la sem adoçá-lo. O hábito fará com que você comece a descobrir aromas e sabores que ficam escondidos pelo açúcar.

Açúcar no café: pode ou não pode?

Açúcar no café esconde os defeitos

Sabe aquele café superamargo, com sabor de velho e de queimado? Qual o seu primeiro reflexo ao tomá-lo? Acrescentar mais açúcar, certo?

Durante muito tempo, o café feito para consumo interno no Brasil era justamente o café “ruim”. Para poder comercializar esse grão, os fabricantes o torram até o ponto máximo. Isso ajuda a esconder a má qualidade, mas ao mesmo tempo, produz uma bebida muito amarga e com sabor de queimado.

Por isso as pessoas usam tanto açúcar no café: para esconder o sabor ruim.

No café de qualidade, o sabor predominante não é o amargo. Por ser feito a partir de um fruto, o café deve ser naturalmente cítrico ou adocicado. Por isso, é um café que não precisa de adoçantes para ser consumido.

Mas atenção: algum nível de amargor não é ruim e é até esperado de um café. O ideal é que ele esteja presente sem ser o elemento de maior destaque de sabor.

Mudança de hábito

Quem sempre tomou café adoçado pode ter dificuldades para retirar a substância da bebida.

Mas vale a pena!

O café sem açúcar é uma experiência sensorial. Além disso, o açúcar refinado é responsável por vários problemas de saúde. Ao retirar o açúcar do café, você também faz um favor para o seu corpo.

Se você quiser aprender a tomar café sem açúcar, siga essas dicas:

  • Compre café de qualidade. Fuja do café instantâneo ou de cafés “extrafortes”. Não confunda a força do café com amargor.
  • Comece gradualmente: vá reduzindo a quantidade de açúcar ou de adoçante a cada dia.
  • Comece a tomar outras bebidas sem açúcar: pare de adoçar sucos de frutas ou tome mais água. Isso vai ajudar o seu paladar a se acostumar com a falta da substância.
  • O mesmo vale para refrigerantes: fuja deles.
  • Faça testes: compre cafés especiais de marcas diferentes e deguste-os sem açúcar até descobrir qual sabor lhe agrada mais.
  • Os cafés de torra clara são mais cítricos e frutados e menos amargos. Experimente esse perfil de torra

E você? Como você toma o seu café? Se você já toma café sem açúcar, conte para gente como começou.

1041

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.