A diferença entre café gourmet e orgânico

Café gourmet e orgânico nem sempre são a mesma coisa. Descubra aqui a diferença entre eles.

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
3
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

A cultura de tomar café no Brasil vem, aos poucos, se aprimorando e vários grãos de café gourmet torrados e moídos já vem sendo vendidos com selos de procedência. Esses selos garantem a qualidade do café. Porém, ainda é comum a dúvida entre o que seria um café gourmet e orgânico. Muitas empresas se aproveitam dessa lacuna para venderem cafés que nem sempre são especiais pelo simples fato de serem orgânicos.

Para ser considerado orgânico, um alimento deve ser:

  • Livre de agrotóxicos
  • Livre de insumos artificiais, como os adubos químicos
  • Livre de drogas veterinárias (no caso de animais para abate)
  • Não ser transgênico
  • Livre de radiações durante a fase de processamento
  • Livre de corantes, aditivos químicos, aromatizantes entre outros

Um café de qualidade superior é aquele cujo modo de produção é feito de maneira especial para garantir a qualidade do grão. Os cafés gourmets são conhecidos no mercado por terem aromas, sabor, corpo e acidez marcantes e controladas.

É um café livre de muitos defeitos e feito para ser degustado enquanto bebido.

O café gourmet segue uma série de regras de produção que garantem qualidade superior em relação a outros grãos.

Café Gourmet e Orgânico

Mas qual é a diferença entre café gourmet e orgânico?

Apesar de também ser um grão de café que passou por um manejo especial, o café orgânico nem sempre é gourmet.

Para ser considerado orgânico, o café precisa ser produzido livre de utilização de agrotóxicos e atender a todos os critérios citados no início desse artigo.

A fazenda também precisa se comprometer a manter um equilíbrio entre a produção e o meio-ambiente. Já o café gourmet passa por outros controles de qualidade.

Café gourmet e orgânico da Cia Organica

Café gourmet e orgânico da Cia Organica

Ou seja, alguns cafés gourmets podem ser orgânicos e alguns cafés orgânicos podem ser gourmets. Isso não significa que um grão gourmet seja necessariamente orgânico e vice-versa.

Para saber se o grão é de café gourmet e orgânico, o melhor é procurar saber junto ao produtor quais são as providências que ele toma para garantir a qualidade do café. Isso pode ser feito entrando em contato direto com o serviço de atendimento ao consumidor da sua marca. Ela deve estar preparada para responder a perguntas como:

  1. Qual a origem dos grãos de café de vocês?
  2. Quais as certificações que o seu fornecedor possui?
  3. Qual a composição do blend?
  4. Como é feito controle de pragas na fazenda?
  5. Como é o processo de colheita e a mecânica de separação dos grãos?
  6. Quantos defeitos possui o café de vocês?

Ser capaz de responder a estas perguntas mostra que a sua marca de café se preocupa realmente com a qualidade da bebida que você está comprando.

Um exemplo de marca que produz café gourmet e orgânico é a Cia Orgânica. O Café Orgânico Supreme Grão Espresso, por exemplo, é produzido com blend Mogiana Paulista, produzido na região Norte do Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

O café apresenta torra média e sabor suave. O aroma é intenso e achocolatado, revelando notas de avelãs. Apresenta-se encorpado com leve acidez cítrica e retrogosto prolongado. Pode ser comprado diretamente no site da empresa.

Outro café orgânico e gourmet é o Jacu Bird. Ele é um café frutado, com acidez excepcional e sabor intenso. Já falamos sobre ele aqui no site. Para mais informações, leia o artigo “Como é feito o café Jacu Bird“.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
3

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

1 comentário

  1. Flora disse:

    Sempre achei que era a mesma coisa. às vezes as marcas não explicam bem e a gente se sente enganada. Valeu pela explicação.