Aparência da xícara influencia sabor do café

Estudo liga tamanho e aparência da xícara à percepção de elementos como doçura e amargor do café

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Tamanho da xícara muda sabor do café

Se você é dono de cafeteria ou ama muito a bebida, já deve ter notado isso. Algumas vezes o sabor de um café que você já se acostumou a tomar muda “misteriosamente” quando você troca de xícara.

Um estudo que será publicado na edição de março da Food Quality and Preference provou que o tamanho e a grossura da xícara alteram a percepção do sabor da bebida.

A pesquisa foi realizada com 300 voluntários. Participaram do estudo cidadãos chineses, colombianos e britânicos. Os pesquisadores pediram que eles classificassem várias xícaras de café de acordo com aroma, amargor, intensidade, temperatura, nível de cafeína, doçura e outras características.

O que eles descobriram foi que as pessoas julgam a bebida pela aparência da xícara. Ou seja: recipientes com diâmetros maiores fazem com que elas acreditem que o café será mais doce. Já xícaras menores fazem com que as pessoas esperem cafés mais fortes e intensos.

O estudo mostra que os consumidores são altamente influenciados por aspectos visuais e que as cafeterias podem tirar vantagem de certos padrões de consumo. Basicamente, o barista pode ajudar o cliente a perceber sabores do grão servindo o café em xícaras diferentes. Ou seja, se você serve um café com doçura natural, invista em recipientes maiores. Espressos encorpados podem ser servidos em xícaras menores e compactas.

Sobre a Food Quality and Preference

A Food Quality and Preference é uma publicação especializada em pesquisas sobre preferências de consumo sensoriais ligadas a alimentos. A revista publica estudos sobre motivações do consumidor, escolha de alimentos ligada a fatores culturais e percepção das características dos alimentos de acordo com diferenças culturais e geográficas.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.