Pensando em torrar café em casa? Conheça o Roast Buddy

Aplicativo permite que iniciantes controlem o processo de torra do café usando equipamentos simples

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Livros, aplicativos, opções de equipamentos e comunidades sociais infinitas. Quem quer colocar um pezinho no mundo do café tem centenas de opções para se manter atualizado. Existe conhecimento disponível para torrefadores com todos os níveis de habilidade.

Mas toda essa quantidade de informação (às vezes) pode atrapalhar ao invés de ajudar. Principalmente para quem está começando. Não seria bom poder confiar no conselho de um “amigo” numa hora dessas?

Esta é, em parte, a ideia por trás um novo aplicativo gratuito chamado Rost Buddy (disponível para iOS e Android). Ele foi desenvolvido por Ben McMahen, que criou o aplicativo para ajudar a si próprio na tarefa de torrar café em casa. Além disso, ele pensou em toda a comunidade de recém-chegados ao mundo da torrefação que tanto precisam de ajuda.

Torrar café em casa - Tela inicial do app

Apesar de torrar café em casa já há 5 anos, Ben não usa nenhum equipamento profissional. Pelo contrário, sua “torrefadora” é uma máquina de fazer pipocas que ele comprou por 5 dólares em um brechó.

Ele diz que existem vários apps dedicados à torra do café disponíveis, mas que todos eles são muito complexos para quem está começando. Em sua opinião, parece que todos os apps de torra de café assumem que o usuário já tem conhecimentos profundos no domínio.

Começando a torrar café em casa

O app Rosat Buddy é diferente porque tem uma abordagem mais amigável. Segundo Ben, muitas pessoas tentam se aventurar no mundo da torrefação caseira, mas é difícil encontrar ferramentas simples para ajudar esse público a passar do estágio iniciante ao mais avançado.

Testamos o app e ele é bem intuitivo. Uma apresentação inicial explica como ele funciona e qual o equipamento que você vai precisar. Já dentro do app, é possível escolher a origem do grão a ser torrado. Você ainda pode adicionar dados como a quantidade que quer torrar, o perfil da torra, a temperatura usada e marcar quando começou a ouvir os “estouros” dos grãos. O app ainda guarda um histórico das suas torras anteriores.

O desenvolvedor afirma que está sempre adicionando funcionalidades ao aplicativo. Isso ajudaria os novatos a se desenvolverem melhor.

A escolha pela plataforma móvel, segundo ele, permite o recolhimento de informações únicas sobre como os usuários torram seus cafés. Isso também ajuda a comunidade de torrefadores a descobrir quais os perfis de torra preferidos.

É possível se logar com o Facebook para salvar o histórico de torras anteriores e ainda personalizar a experiência no aplicativo.

Se o app ganhar força, Ben diz pensar em adicionar outros elementos, tais como mais recomendações personalizadas, orientações de acordo com o equipamento usado e uma rede social para os torrefadores caseiros.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.