Provamos o Café Santa Clara Mogiana Paulista

Café do grupo 3 Corações tem forte aroma floral, acidez pronunciada e sabor bem interessante

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
11
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Café Santa Clara Mogiana Paulista

Essa semana recebemos três produtos da Santa Clara para provar. Os cafés – torrados e moídos – vieram do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e da Mogiana Paulista. Vamos falar sobre esse último?

Quem acompanha o Guia do Café sabe que não somos muito fãs de cafés já moídos. Apesar de todos os cuidados das marcas com as embalagens, muitos cafés acabam oxidando um pouco e a degustação fica prejudicada. Mas nos surpreendemos com esse produto específico da Santa Clara.

Para quem não conhece, a marca Santa Clara pertence ao grupo 3 Corações, mas originalmente, ela foi criada em 1959 na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte. A marca trabalha com várias linhas de café, incluindo cafés solúveis. Nesse caso, testamos um produto da linha Reserva da Família.

Mogiana Paulista

Degustamos o café Mogiana Paulista filtrado. O que mais chamou a atenção no produto foi o intenso aroma de mel e flores. Para quem curte cafés mais florais, ele não decepciona.

O café também tem bastante corpo e acidez pronunciada. Porém, ele tem um leve amargor de fundo, o que pode incomodar na experiência da degustação. O Mogiana Paulista surpreende também pela textura aveludada e pela leve doçura.

De acordo com a marca, a doçura é mais pronunciada que a acidez, mas achamos o contrário. Pelo menos na nossa xícara, a acidez esteve bem mais presente durante toda a degustação (e o delicioso aroma de mel também). No quesito adstringência, ela é bem fraca.

Achamos que a experiência valeu bem a pena. No geral, o café é bem interessante: tem presença marcante, é agradável e peca apenas pelo amargor de fundo.

Sobre a região

A Mogiana Paulista está localizada no interior do estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. Ela é uma grande produtora de café Arábica e se destaca pelo cultivo de grãos que produzem bebidas mais moles, com pouca adstringência e mais doçura.

Os grãos são cultivados a uma temperatura média de 20°C, a uma altitude média de 1000 metros acima do mar.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
11

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.