Espresso com ou sem acompanhamento?

Água com ou sem gás, chocolates, biscoitos. Afinal, como o café espresso deve ser apreciado?

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Flávia Lima
Seguir

Flávia Lima

Editor em Guia do Café
Flávia é jornalista e escreve para publicações técnicas na área de energia elétrica. O café sempre foi um aliado da profissão. Recentemente, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.
Flávia Lima
Seguir

Esta é uma pergunta, no mínimo, polêmica. É muito comum receber o café espresso acompanhado de um biscoito, casca de laranja açucarada ou um chocolate e, principalmente, de água. Nos acostumamos a pedir o café e a recebê-lo dessa maneira, mas há controvérsias – até mesmo entre baristas. Alguns apreciadores da bebida e especialistas afirmam que o ideal é saborear o café espresso puro – sem açúcar ou adoçante e também sem qualquer acompanhamento.

Calma, não sejamos tão radicais. Os especialistas dizem que água pode acompanhar sim o café, mas deve ser tomada apenas antes de se apreciar a bebida. Gaseificada ou não, a água serve para limpar e ativar as papilas gustativas.

Dessa maneira, elas terão mais condições de perceber todas as notas da bebida e ter uma experiência sensorial mais intensa. Biscoitos e chocolates de acompanhamento são completamente dispensáveis. Caso os receba, a recomendação é que se coma o docinho antes da bebida, tome água para preparar a cavidade bucal e aprecie a bebida em suaves goles.

Como apreciar um legítimo espresso

espresso_com_acompanhamento

O café espresso deve ser preparado com grãos frescos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta, para que a água passe sob pressão.

As máquinas devem permitir a operação com pressão de 9 atmosferas e temperatura de 90 °C, por um tempo que varia de 25 a 40 segundos. São 7g de pó para, no máximo, 50 ml de água (mineral ou filtrada).

O resultado é um concentrado de aroma e sabor intensos coberto de uma espuma cuja espessura é de 3 a 4 mm.

De acordo com informações do site da marca Café Reserva Natural – Sítio São Francisco, a camada de creme impede a perda de calor e aroma do café.

Um creme espesso e duradouro é sinal de que o espresso foi bem tirado. O preparador deve estar atento ao creme. Se ele não se formou, é porque a moagem está grossa ou o tempo de extração foi curto.

O espresso perfeito deve ainda ser servido em uma xícara de porcelana. O plástico, por exemplo, deteriora o aroma do café.

O ideal é que se tome a água (gaseificada ou não) antes do primeiro gole para limpar a boca e aguçar as papilas gustativas. E se quiser obter uma experiência de degustação equilibrada, mexa o espresso um pouco com uma colher. Tome um gole. Deixe o café cobrir sua língua e aprecie: Como é o sabor? Doce? Azedo? Preste atenção ao paladar. Que sabores persistem na boca? As notas mais concentradas são desafiadoras.

Polêmica

Na pesquisa sobre este assunto, encontramos especialistas que defendem veementemente a presença do chocolate ou do biscoito como acompanhamento. Outros, simplesmente, repudiam a ideia.

Os motivos são variados. Enquanto alguns acreditam que esses acompanhamentos como cortesia podem prejudicar a saúde financeira das cafeterias, outros defendem que, em uma cafeteria tradicional, não se pode ofuscar a importância do café com a presença de qualquer acompanhamento, inclusive da água.

Descobrimos que, na Itália, nacionalidade do legítimo café espresso, boa parte dos cafés vem acompanhada apenas da água, que você deve tomar antes da bebida. Se você tomar a água após o café, pode ser que os italianos se ofendam, entendendo que não gostou do café e que quer tirar o gosto da bebida com a água. Fica a dica!

Lá, um verdadeiro espresso deve ser servido sem açúcar ou leite. Eventualmente, pode ser servido com um chocolate, mas nunca com biscoitos ou cookies. Nada deve tirar o brilho do café, gosto com o qual você deve permanecer após o esvaziamento da xícara e não tirar com qualquer outro acompanhamento.

De qualquer maneira, nossa sugestão é que você faça experimentos e se importe com o que é bom para você 😉

espresso_com_acompanhamento

Na Coffee Lab, por exemplo, existem alguns rituais de degustação. Este é um deles. A recomendação da cafeteria é que você coma o cream cheese para aflorar os sentidos degustativos para então apreciar o café.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.