Dicas de como escolher a prensa francesa

Em cerâmica, vidro e plástico, os modelos de french press se diversificaram. Saiba como escolher a sua.

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
21
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Não faz muito tempo, as únicas opções para se tomar café em casa se resumiam ao coador ou ao café instantâneo. O cenário mudou e outros aparelhos invadiram as casas dos brasileiros, como as cafeteiras elétricas.

Entretanto, um novo personagem vem fazendo a alegria dos amantes de café por ser compacto e relativamente fácil de usar. Hoje, vamos falar sobre como escolher a prensa francesa certa para você.

A prensa francesa é uma cafeteira manual que dispensa o uso de filtro de papel. Ela consiste em um êmbolo preso a um coador de metal. Quando pressionado, ele separa a água do pó do café. Por dispensar o uso do filtro descartável, o método é mais ecológico e gera menos resíduos.


Antigamente, a french press era feita basicamente de vidro ou de plástico, mas outras opções como os aparelhos em porcelana começaram a surgir. Existem ainda os modelos em aço inoxidável e mesmo as “eletrônicas”, como a kitchenAid Precision.

Qual é o aparelho certo para mim?

Depende muito do seu uso. Junto com a diversidade de materiais, a prensa francesa também é vendida a preços bem diferentes. Você consegue achar aparelhos que vão de R$ 50 até R$ 500.

Na verdade, o preço ou o material acabam sendo detalhes que complementam a french press, mas não são os pontos mais importantes. Um café coado em uma cafeteira de metal ou de plástico terá pouca diferença de sabor. O importante mesmo é verificar o quão firme é o filtro em relação ao recipiente. Ou seja: o pistão da prensa francesa deve apresentar certa resistência quando é pressionado.

Outros critérios que podem ser observados são:

  • A quantidade de café que será feita por vez
  • O aspecto visual da cafeteira
  • A resistência do material
  • O tempo que você leva para tomar o café (escolha modelos que retêm o calor por mais tempo)
  • O preço do produto

Então como eu devo escolher a prensa francesa?

Depois de verificar que o êmbolo é firme, você pode começar a analisar os pontos citados acima.

Comece verificando a resistência do material. Se você usa frequentemente o aparelho, dê preferência ao aço inoxidável, à porcelana ou ao vidro.

Uma opção interessante – mas vendidas apenas lá fora – é a GSI Outdoors Java Press Coffee Maker. Ela vem com uma proteção em EVA e também é capaz de manter o café aquecido, já que tem parede dupla. Ela pode ser comprada no site da Amazon.

Como escolher a Prensa Francesa - GSI Outdoors Java

Esse também é um critério a importante a ser observado: como o café será servido depois? A cafeteira acima é prática porque mantém o calor da bebida. Ela é ideal para quem gosta de tomar o café com calma e demora um pouco para tomar toda a bebida. Por ser resistente, seu uso é indicado para acampamentos e viagens.

Falando em viagem, se você usa a cafeteira enquanto viaja ou costuma transportar o aparelho com frequência, o aço inoxidável e o plástico também são boas escolhas. Evite o vidro para ficar livre de acidentes.

Cafeteira para quem gosta de quantidade

Mas se você gosta de quantidade, o modelo da Bialetti faz até 1 Litro da bebida de uma só vez.

 Como escolher a Prensa Francesa - Bialetti French Press Preziosa

Agora, se a sua preocupação for com a aparência do produto, as opções em vidro e em cerâmica são as mais “charmosas”. A cafeteira da Le Creuset é feita em cerâmica stoneware e aço inox e tem acabamento em esmalte.

 Como escolher a Prensa Francesa - Le Creuset Branca

Já o modelo – de vidro – da Tramontina tem estilo clean, com linhas simples.

 Como escolher a Prensa Francesa - Tramontina

Viu só? Escolher uma prensa francesa não é tão difícil. É até mais fácil do que investir em uma cafeteira elétrica nova. Se você já escolheu o seu modelo de french press preferido, conte pra gente qual foi a marca e a razão da sua escolha.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
21

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.