Qual a melhor forma de conservar café?

Maiores inimigos do café são luz, umidade e extremos de temperatura

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

Dois critérios são muito importantes para apreciar plenamente um bom . O primeiro é a própria qualidade do grão e o segundo é sua conservação.

Como você guarda o seu café? Sabia que a forma como ele é conservado pode destruir seus sabores e aromas? Você conhece todos os inimigos do seu café preferido?

Conhecendo os inimigos do café

Em geral, o café torrado tem três inimigos naturais:

  • Temperatura
  • Luz
  • Umidade

Assim como as temperaturas extremas (calor ou frio excessivo), a alta umidade e a luz acabam deteriorando o café. Por isso mesmo, é preciso manter o seu café longe do congelador.

Conservando cada tipo de café

O café verde, o café já torrado e o devem ser guardados de forma diferentes.

O café verde (ou cru) é o mais resistente. Se conservado corretamente, ele pode durar anos. O ideal é que ele seja mantido ao abrigo da luz, em temperatura média de 18°C e a uma umidade de 60%.

O café torrado em grão tem um tempo de vida mais curto. Depois de aberto o pacote, os grãos devem ser guardados em recipientes como latas ou com fechadura a vácuo. Os potes devem ter paredes protegidas contra a luz. Mantendo-se esses cuidados, o sabor original do café pode ser mantido por até 2 meses.

Aprenda a conservar o café

Nunca guarde o café na geladeira. O frio congela os óleos essenciais do café e altera as características organolépticas do grão. Alguns deles podem mesmo ser destruídos pela baixa temperatura.

Além disso, o café torrado absorve facilmente outros aromas. Ou seja: ele pode ficar com “cheiro de geladeira” ou acabar absorvendo o odor das suas cebolas.

Café moído, o mais problemático

O café moído perde rapidamente aroma e sabor. Ele não deve ser conservado mais do que alguns dias depois do pacote aberto.

O melhor é moer o grão antes do consumo. Mas se você prefere comprar o café em pó, a recomendação é que ele seja comprado em pequenas quantidades. Nunca “estoque” café em pó.

O café moído odeia frio, luz e umidade. Depois de abrir o pacote, transfira o conteúdo imediatamente para um recipiente fechado à vácuo, protegido da luz e em temperatura ambiente.

E você, como conserva o seu café? Usa algum recipiente especial? Conte pra gente como você faz para manter sempre fresco o seu favorito.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

2 comentários

  1. Naercio Jose da Costa disse:

    se a baixa temperatura nao e bom para o cafe e o soluvel liofilizado, que e produzido a uma temperatura 40 graus negativo.e o resultado e um cafe de otima qualidade.

    • Guia do Café disse:

      Oi Naercio, o processo de liofilização acaba retirando muitos dos aromas e do sabor do café. O café recém moído conserva melhor essas características.