Café ristretto, café espresso e café longo

Conheça a diferença entre os diferentes tamanhos

Café ristretto, expresso e longoVocê conhece todas as denominações de tipos de preparação de cafés ou ainda fica perdido com os temos? Existem várias formas de se degustar a bebida, e uma delas é pelo tamanho da xícara. Existem pelo menos três maneiras populares de se preparar o café: o café ristretto, o expresso e o longo. Hoje, falaremos destas três variedades.

O que é um café Ristretto

O café ristretto é um café extremamente curto, servido em uma quantidade entre 15 e 20ml. Corresponde à primeira extração do café e concentra muito sabor e aroma. O ristretto bem preparado não é amargo e é considerado o néctar do café.

O café Expresso

Também conhecido no Brasil como café curto, é servido em uma quantidade que varia entre 25 e 35 ml. Também possui aromas e sabor concentrados, embora em uma quantidade menor que no ristretto. É um café encorpado, já que é preparado com pouca água. Exatamente por isso, costuma ter menos concentração de cafeína do que o café longo, já a cafeína é solúvel em água.

Conhecendo o café Longo

É o café feito com mais água, em geral, servido em quantidades de 50 ml. Costuma ter sabor e aroma mais fracos que o expresso, mas contém mais cafeína, já que o pó permaneceu em contato com a água por mais tempo.

É importante lembrar que estas são apenas algumas das várias maneiras de se preparar um bom café. Existem várias outras, que podem variar desde o método de extração até a adição de leite. Um outro detalhe interessante é que as quantidades do expresso e do ristretto podem variar de um país para outro.

O ristretto francês, por exemplo, seria quase um expresso italiano. Neste último país, as quantidades de café são extremamente curtas, mas as bebidas são muitíssimo saborosas! No Brasil, a quantidade de café ainda é um fator muito importante para boa parte da população.

RelatedPost

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

Wilame Vallantin

Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.

Você também pode gostar...