Café envelhecido é novidade da Nespresso

Esqueça o café feito do grão novo e fresquinho, a tendência é apreciar o café, tal como o vinho: envelhecido.

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Flávia Lima
Seguir

Flávia Lima

Editor em Guia do Café
Flávia é jornalista e escreve para publicações técnicas na área de energia elétrica. O café sempre foi um aliado da profissão. Recentemente, descobriu o universo dos cafés especiais e se apaixonou. Aprende um pouquinho mais a cada xícara esvaziada.
Flávia Lima
Seguir

Não é exatamente recente a comparação do café com o vinho. O cuidado ao selecionar os grãos e as uvas, assim como o ritual de degustação das duas bebidas são muito similares. A novidade agora é que, assim como o vinho, o café pode passar a ser apreciado também pelo seu tempo de envelhecimento. Ou seja, quanto mais velho, melhor.

Essa é a aposta da Nespresso, que acaba de lançar o seu primeiro café envelhecido em cápsulas: o Selection Vintage 2014. É isso mesmo. O ano de colheita desse café é 2014. 100% Arábica, o café cuidadosamente selecionado envelheceu durante três anos em um armazém sem janelas localizado nas montanhas colombianas, a cerca de 3.700 metros de altitude.

Café envelhecido é novidade da Nespresso

A acidez potencial é diminuída, o que garante um café mais complexo e redondo.

De acordo com a empresa, o oxigênio, a umidade, a luz e a pressão atmosférica foram regulados e controlados durante todos os dias deste processo. Criou-se ainda um sistema de rotação dos grãos colhidos, em vez de deixá-los armazenadas em pilhas. Isso permitiu um envelhecimento homogêneo do café.

Sabor e aroma

Armazenados ainda verdes, estes grãos sofrem mudança de densidade, coloração e composição química. Em repouso e ambiente controlado, os grãos perdem água com o tempo. Assim, a acidez é atenuada e a doçura desenvolvida. Os aromas e sabores ficam mais intensos, concentrados.

Depois do envelhecimento, os grãos são torrados. O resultado é um espresso (40 ml) de intensidade 7, com corpo aveludado e notas elegantes de madeira e frutas maduras.

Trata-se, no entanto, de uma edição limitada, que começará a ser vendida a partir do dia 23 de janeiro. Se você é um amante do café em cápsulas, corra para alimentar seus estoques. O novo produto ficará à venda por, no máximo, dez semanas!

Café envelhecido é novidade da Nespresso

Será que, tal como o vinho, o café fica menos adstringente e mais elegante? É esperar para ver!

Onde comprar

O Selection Vintage 2014 poderá ser encontrado em embalagem com dez unidades ao preço de R$ 30,00 em todos os canais de vendas da Nespresso:

  • Boutiques, pelo telefone 0800 7777 737
  • Site da Nespresso
  • Aplicativo mobile gratuito disponível para IOS e Android

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.