5 dicas para abrir sua cafeteria em 2017

Organize-se e tire o seu projeto de abrir um café do papel. 2017 pode ser um bom ano para isso.

Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei
Wilame Vallantin
Seguir

Wilame Vallantin

Editor em Guia do Café
Wilame sempre tomou café, mas a bebida se tornou sua profissão em 2014, quando foi contratado para trabalhar na sede da Nespresso, na Suíça. Formado em Comunicação com especialização em Data Science, escreve sobre café desde 2015. Adora visitar cafeterias e tem paixão por microlotes.
Wilame Vallantin
Seguir

Últimos posts por Wilame Vallantin (exibir todos)

2017 está chegando e com ele todas as promessas de fim de ano. Talvez você esteja pensando em abrir o seu próprio negócio. Talvez agora seja hora de realizar o sonho de abrir um café ou uma cafeteria.

Mas antes de se lançar nesse projeto, que tal ler essas 5 dicas sobre como abrir sua própria cafeteria?

Abrir cafeteria em 2017

Comece pelo plano de negócios

Não basta saber tudo sobre café. Para abrir um negócio, é preciso conhecer bastante sobre o seu produto, mas também entender o mercado e ter conceitos básicos de gestão.

Antes de começar um negócio, monte um plano. Liste todas as informações possíveis sobre o seu projeto, incluindo sua estratégia, produtos que serão vendidos, custos fixos e variáveis, empresas que já estão no mesmo ramo que você etc.

Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será resolver os problemas que vão aparecer.

Você vai trabalhar muito mais do que imagina

Se o seu desejo for trabalhar menos, então fuja do projeto de abrir uma cafeteria. Dependendo do seu plano, a carga horária de trabalho diária pode chegar facilmente a 14 horas. Ainda mais se você estiver começando sozinho.

Além de ter que trabalhar na operação do dia-a-dia, você também vai precisar reservar tempo para as tarefas de gestão e de limpeza. Inclua aí o controle de caixa, de estoque e a preparação da loja para o dia seguinte.

Se você tem família, isso pode significar passar algumas horas longe deles, incluindo os fins de semana (caso o seu café abra aos sábados e domingos).

Vai levar um tempo até você ter lucro

Se você tiver um plano de negócio bem construído e uma boa clientela, pode levar algum tempo até que você comece a recuperar o dinheiro investido. No início, pode ser até que você perca dinheiro.

Não imagine que, ao abrir sua cafeteria, longas filas se formarão na porta do seu café. Isso pode até acontecer, mas se prepare para começar pequeno e invista bastante em publicidade e bom atendimento para gerar boca a boca. O melhor marketing será feito pelos seus clientes satisfeitos.

Você vai precisar de ajuda

Ainda que você tente, não será possível fazer tudo sozinho. Programe-se para crescer e para contratar assim que a sua loja começar a dar lucro. Pense também em procurar um bom contador e cerque-se de pessoas em quem você possa confiar.

Assim que a sua cafeteria começar a crescer, você precisará de mais tempo para desenvolver o negócio, encontrar bons e novos fornecedores, contratar, gerir, fazer propaganda etc.

Lembre-se: nenhum homem é uma ilha. Peça ajuda quando começar a precisar.

Seus concorrentes podem ser seus aliados

Nenhum negócio é exatamente igual, então não pense que seus concorrentes estão lá para prejudicá-lo. Visite algumas cafeterias. Converse com seus donos. Entenda as dificuldades pelas quais eles passaram antes de abrir o seu negócio.

E não esqueça de retribuir: faça o mesmo por outras pessoas interessadas em um projeto como o seu. Você não precisa contar todos os seus segredos, mas ao ajudar o seu ramo a crescer, você pode inclusive ter algumas vantagens: o mercado fica mais organizado e as pessoas aprendem mais quando se ajudam.

Às vezes, o seu conceito do seu concorrente é diferente do seu. Ou seja, você não perde nada ao ajudá-lo e ainda podem ter ótimas ideias juntos.

Quer mais dicas de como abrir a sua cafeteria? Veja o material “Como montar uma loja de café espresso“, do Sebrae.

Nossas cafeteiras preferidas

Existem diversas opções de cafeteiras e acessórios para café no mercado. Periodicamente, selecionamos alguns produtos para que você possa preparar seu café gourmet em casa. A seguir, você encontra uma seleção de produtos que te ajudam a preparar uma xícara de café perfeita.

Cafeteira Globinho Hario Cafeteira Globinho (Sifão) Hario Comprar
Cafeteira Espresso Gaggia Anima Cafeteira Espresso Gaggia Anima Comprar
Cafeteira Delongui Superautomática Cafeteira Delongui Superautomática Comprar
Gostei do artigo!
Gostei do artigo! Amei Divertido Nossa!!! Triste Não gostei

Achou um erro ou um link quebrado? Clique aqui para reportar.

1 comentário

  1. Leo Machado disse:

    Estas dicas são excelentes e animadoras mesmo que as circunstâncias atuais no Brasil pareçam desfavoráveis estamos num bom momento do café.